O conselheiro do Cades Ipiranga, Sandro Nicodemo, participou da Audiência pública do programa de metas no Ipiranga, realizada dia 22 de abril, e enviou um relato sobre o evento. Leia abaixo.
“O subprefeito Alexandre Aniz fez a abertura do evento, apresentando os componentes da mesa, técnicos da subprefeitura.): coronel. Roco (mediador); o engenheiro e coordenador da CPTU José Alexandre; engenheiro da coordenadoria de obras, Roberto Vinhola, arquiteta Marisa José.
Após a explanação do engenheiro e coordenador da CPTU, José Alexandre (das 19h50 até 20h30), foi aberto para perguntas do público, através de formulários. As pessoas escreviam as perguntas e eram convidadas para fazê-las em voz alta no microfone, pois estava sendo gravada toda a audiência.
Abaixo, o registro das falas do público, que não tiveram limitação de tempo:
– Conseg Heliópolis: destacou o tema meio ambiente, onde perguntou sobre coleta seletiva e córrego Ipiranga.
Resposta da subprefeitura
– Coleta Seletiva: houve um hiato no contrato e na coleta do lixo reciclável, mas situaão está normalizada. Em caso de problemas, denunciar para a subprefeitura para que cobrem as empresas. Destacou também que, com a crise, as empresas que consumiam matéria-prima coletada (recicláveis), deram uma reduzida, o que sobrecarregou as centrais de triagem, inviabilizando a coleta.
– Córrego Ipiranga: está no programa Córrego Limpo, sendo "tratado".
– Sandro – Cades Ipiranga: perguntou sobre andamento do Cades, criado em Dezembro de 2008 e perguntou sobre existência de projeto de Ciclo Rede no Ipiranga;
Respostas dos representantes da subprefeitura:
– Cades: problemas de mudança de gestão, novos nomes indicados, convocará primeira reunião nas próximas semanas. A importância do tema foi enfatizada pela conselheira do Cades Juliana, também presente na audiência;
– Ciclo Rede: existe projeto com trajeto proposto e convidou para reunião específica sobre o assunto. Interessados devem procurar pelo engenheiro Alexandre, sala 68, após 10h;
– Márcia – Conselheira de Saúde e do Movimento das Mulheres: questionou a falta de detalhamento das metas, não teve especificação e período para cumprimento das mesmas.
Resposta da subprefeitura:
– Quase todos da mesa falaram tentando explicar que não era o foco da audiência esse detalhamento, que o mesmo seria construído no decorrer dos quatro anos de governo, que a população poderá contribuir através do site e que poderiam ser agendadas reuniões específicas;
– Adriana – Conjunto de Moradores do Boqueirão: pediu mais transparência no que diz respeito ao andamento da habitação no Ipiranga, elogiou o trabalho no Heliópolis e pediu mais atenção às demais regiões necessitadas, dentre elas, a do Boqueirão;
Resposta da subprefeitura:
– O subprefeito mostrou-se ciente do assunto e que se trata de uma área que não é municipal, o que dificulta o andamento dos trabalhos por lá, onde fazem um papel de mediador.
– Abel – munícipe: destacou as metas de nº 172, 173 e 174, onde São Paulo pretende receber alguns eventos internacionais. Disse que a Copa de 2014 e a Olimpíadas de 2016 já têm destino certo, o Rio de Janeiro. Disse que São Paulo investirá milhões para se preparar para um evento desses que será utilizado durante 1 mês (durante a realização do evento), enquanto temos outras prioridades, por exemplo, sermos pessoas felizes. São Paulo tem um grande poder econômico, leva o Brasil nas costas, mas não tem poder político, por isso o RJ leva todos os eventos. Questionou sobre uma proposta a longo prazo, por exemplo, como estará São Paulo em 07/09/2022? Pediu para o poder público refletir sobre isso.
Resposta da subprefeitura:
– Problemas com mudança de gestão, a cada uma que entra tudo é alterado, não é possível planejar a longo prazo.
– Regina – Associação Projeto Cuidador: pediram para serem incluídos no cadastro de entidades da subprefeitura e disseram que as obras pra deficientes não têm manutenção, em seis meses se deterioram e tornam-se sem condições de uso;
Resposta da subprefeitura:
– Pediu para que a sociedade fiscalize e informe, algumas obras estão na garantia e as empresas executoras serão questionadas.
– Maura – Projeto Gerações, fez várias solicitações:
a) ampliação da jornada da educação infantil / creches para 12 horas, de acordo o horário que as mulheres trabalham.
Resposta da subprefeitura: a principal preocupação é chegar aos 100% de crianças nas creches, limitação orçamentária para atender à solicitação, mas foi anotada;
b) revitalização do centro de SP, tratamento pra os jovens.
Resposta da subprefeitura: existe uma parceria com universidade para tratamento médico;
c) aumento do número de veículos para coleta seletiva, não sabe horário que passa, não tem divulgação.
Resposta da subprefeitura: passa na quarta-feira à noite, divulgar caso não passe;
d) melhora nos serviços de prevenção de saúde, existem muitas internações.
Resposta da subprefeitura: haverá aumento de equipamentos, não constam no plano de metas, em andamento.
– Avelino – munícipe: questionou galerias pluviais na Vila Liviero.
Resposta da subprefeitura: a ser verificado.
– Paulo – Artmanha (morador do Heliópolis): previsão de 100 km de ciclovias no plano de metas, pediu para incluir o Ipiranga, um trajeto entre Parque Independência e Parque do Ibirapuera. Pediu para a prefeitura entrar no programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida". Ipiranga não está contemplado com AMAs e especialidades. Onde será o Centro de Referência de Especiaidade? É possível rever metas, pois o prefeito disse que não faltará investimento em educação e saúde. Não encontrou informações sobre bilhete único. Além dos ecopontos, deve priorizar ação no "bota-fora" existente ao lado da Sabesp. Quando dá enchente, a água retorna pela Avenida Delamare.
Resposta da subprefeitura:
– Ciclovia consta no Plano Diretor;
– Entulho próximo à Sabesp vem do ABC, estão fazendo operação Tocaia para apreender caminhões (já pegaram 7), dão multa de R$ 500,00 e apreendem por 40 dias. Eram 110 pontos viciados de despejo de entulho no Ipiranga, hoje são 80. Teremos 4 ecopontos, faltam 2 ficarem prontos;
– Enchentes: estão sendo construídos mini-piscinões ao lado do rio (parceria DAEE/SABESP), para reduzir, mas não resolverá, pois cabeceiras no ABC enchem o Tamanduateí, que enche o Tietê. Problema delicado de macro-drenagem.
Ao término, a arquiteta Marisa informou que foi criado o espaço "de olho na cidade", dentro do site, para incluir projetos. Haverá atualização mensal de metas e relatórios semestrais de indicadores de resultados. O subprefeito divulgou seu e-mail pessoal: aaniz@prefeitura.sp.gov.br e colocou-se à disposição.”
Sandro Nicodemo, conselheiro Cades Ipiranga, integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente da Capital e do Instituto iBiosfera – Conservação & Desenvolvimento Sustentável.
Conheça a Agenda 2012 – o programa de metas da Prefeitura de São Paulo