Portal da Educação reúne informações sobre ensino em São Paulo

 

Desde terça-feira, está no ar o Portal da Educação, mantido pela prefeitura de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação pretende reunir no portal e atualizar mensalmente todas as informações sobre a rede de ensino administrada pela prefeitura.

Atualmente, estão disponíveis dados sobre projetos e programas desenvolvidos, endereços das escolas, obras realizadas nas unidades e custos envolvidos, número de alunos matriculados em cada escola (hoje são aproximadamente 1,1 milhão) e a gestão da merenda, inclusive o cardápio.

O portal também traz o nome dos cerca de 75 mil funcionários da secretaria – a primeira a cumprir uma lei municipal do ano passado que obriga os órgãos da administração a divulgarem em seus sites os nomes dos servidores, inclusive dos que ocupam cargos de confiança.

Por enquanto ainda não está disponível o número de crianças que aguardam por vaga em creche. No lançamento do portal, o secretário de Educação, Alexandre Schneider, não informou data para a divulgação, mas prometeu que será o mais breve possível. A publicação dessa informação a cada trimestre é obrigatória, de acordo com a Lei Municipal 14.127.

Além do conteúdo informativo, o Portal tem seções dedicadas a educadores e alunos, para relatos de experiências, publicação de textos, participação em fóruns e outras formas de interatividade. Cada estudante e professor poderá ter um endereço de e-mail próprio com a extensão @sme.prefeitura.sp.gov.br, basta se cadastrar no portal.

De acordo com declaração do prefeito Gilberto Kassab (DEM) publicada no portal da prefeitura, o novo site vai permitir mais transparência na gestão e maior possibilidade de fiscalização por parte dos paulistanos. “No momento em que a Prefeitura apresenta os dados com este detalhamento, com atualização on-line, trazemos para nossa gestão a fiscalização da opinião pública".

Conheça o Portal da Educação


 

Compartilhe este artigo