Neste mês começa o processo de mobilização para Conferência Nacional de Educação (CONAE), que ocorrerá em abril de 2010 e terá como tema central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.
Nesta sexta (8/5), será lançada a Conferência Estadual de Educação (CONED) de São Paulo no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, a partir das 14h. As datas da conferência em São Paulo serão 23 e 24 de outubro. Também haverá conferências municipais e intermunicipais previstas para o período entre 21 de maio e 15 de agosto deste ano.
As etapas estaduais e municipais são boas oportunidades para que os interessados na construção de novas perspectivas para a melhoria da qualidade do ensino no país possam expressar suas opiniões e propor alternativas. A participação de cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil nesta sexta (28/5) é importante para que esclareçam como se organizar regionalmente e como se preparar para a fase Estadual e Nacional. Estão convidados os movimentos populares, as organizações da sociedade civil, trabalhadores e trabalhadoras da área, além dos próprios estudantes interessados em participar.
No Estado de São Paulo fazem parte da comissão organizadora da conferência o SENAC, a Coordenação Nacional das Entidades Negras, Proifes, Anped, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a APEOESP, a REMEC, SENAI, SESI, UPES e a Comissão de Educação Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O coordenador é o vice-presidente da UNDIME e Secretario Municipal de Educação de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan.