O Brasil ocupa, hoje, o 6º lugar no ranking de países com as maiores taxas de homicídios no mundo. O grupo mais atingido são os jovens – enquanto a proporção de homicídios do total da população é de 25,2 por 100.000 habitantes, entre jovens de 15 a 24 anos a taxa chega a 51,6.
Os números demonstram que o crescimento na taxa de homicídios está diretamente relacionado ao aumento da vitimização de jovens.
Nesse sentido, por iniciativa do Ministério da Justiça, como parte das ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Sou da Paz e o Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito (Ilanud) estão realizando o projeto Prevenção da violência entre adolescentes e jovens no Brasil: estratégias de atuação.
O projeto tem por objetivo buscar informações que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas por parte do poder público e da sociedade civil. A proposta do projeto é conhecer o perfil de jovens envolvidos com a violência e das pessoas com quem se relacionam, mapear as iniciativas que atuam com prevenção da violência nesse segmento da população em todo o país e identificar metodologia e forma de atuação dessas iniciativas.
Haverá três eixos de atuação: 1) identificação do perfil do jovem em situação de vulnerabilidade; 2) estudo qualitativo dos programas de prevenção à violência entre jovens; e 3) formação de gestores de projetos, por meio de cartilhas, seminários e outras atividades.
O Ilanud, responsável pelo segundo eixo, está buscando contato com redes e parceiros para a identificação de projetos, programas e instituições que desenvolvam atividades que tenham como escopo a redução da violência e como participante a população adolescente e jovem (entre 12 e 29 anos).
As organizações que trabalham na área podem contribuir preenchendo o questionário, indicando ao Ilanud um projeto, ou ainda enviando o questionário a uma iniciativa que julgue estar dentro do perfil mencionado. O prazo para envio dos questionários é 22 de maio de 2009.
Tanto a indicação como o questionário podem ser enviados para o e-mail projetos@ilanud.org.br . Mais informações pelo mesmo e-mail ou pelo pode telefone 11 3259-0068. A pesquisadora responsável é Marina Menezes.