Nossa Zona Leste propõe diálogo com subprefeitos sobre metas

 

O movimento Nossa Zona Leste realizará o Encontro com os Subprefeitos da Zona Leste, no próximo dia 26 de maio, das 20h às 23h, no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista. Foram convidados pelo movimento os subprefeitos de sete bairros: Cidade Tiradentes (Renato Barreiros); Ermelino Matarazzo (Eduardo Camargo); Guaianases (Jorge Perez); Itaim Paulista (Celso Capato); Itaquera (Laert de Lima Teixeira), Penha (Cássio Freire Loschiavo); e São Miguel Paulista (Diógenes Martins).

A intenção do encontro é aprofundar a relação da população com os representantes do poder municipal da Zona Leste e tem dois objetivos específicos:

1)    saber de cada subprefeito quais as prioridades de ação objetiva na área pela qual é responsável, dentro do Programa de Metas da Prefeitura, a chamada Agenda 2012, que contém 223 metas para toda a cidade, conforme prevê a Lei Orgânica do Município de São Paulo;  
2)    estabelecer o compromisso dos subprefeitos para que se realizem audiências públicas em cada uma das subprefeituras, com a participação ampla da população – como também prevê a Lei Orgânica – para discutir as questões locais do Programa de Metas.
Após a abertura, que contará com a presença de representantes do movimento Nossa São Paulo e do Nossa Zona Leste, as lideranças dos bairros exporão suas dúvidas. Em seguida, cada um dos sete subprefeitos terá cinco minutos para apresentar resumidamente suas prioridades de trabalho.

Segundo um dos coordenadores do Nossa Zona Leste, o padre Antonio Marchioni (Padre Ticão), da Igreja São Francisco de Assis, de Ermelino Matarazzo, o encontro demonstra que a população está acompanhando a gestão municipal. “Queremos fazer com que a emenda à Lei Orgânica tenha vigor também na subprefeitura; que uma cultura do programa de metas seja criada no nível da subprefeitura. Vamos cobrar um calendário de acompanhamento efetivo da população com os subprefeitos, pois os moradores devem se apropriar localmente dessa nova lei”, afirma.

Inspirado no Nossa São Paulo, o Nossa Zona Leste é um movimento da sociedade civil que atua pelo desenvolvimento da região, acompanhando os investimentos públicos e a execução dos programas de governo, a fim de elevar a qualidade de vida de cerca de 4 milhões de moradores. Desde seu surgimento em meados de 2008, vem promovendo uma série de reuniões e debates com o envolvimento da população.

Cerca de dez entidades fazem parte, entre elas a Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM), Associação dos Empresários da Ponte Rasa (Embrasa), Centro Empresarial Comendador Ermelino Matarazzo (CEEM), Centro de Promoção Humana Lar Vicentino, Conseg Ponte Rasa, Fundação Tide Setubal, Jornal Voz da Comunidade, Núcleo NASCE USP Leste, Paróquia São Francisco e PRÓ-B.E.M.

Para Maria Alice Setubal, diretora-presidente da Fundação Tide Setubal e integrante do GT Educação do Nossa São Paulo, a iniciativa de reunir os subprefeitos é fundamental. “Ter um espaço para o diálogo entre o poder público e a comunidade é uma forma de exercitarmos a participação democrática”.

Serviço:
Encontro com os Subprefeitos da Zona Leste
Local: Onde: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dallari, 170, Jd. São Vicente
São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo (SP), tel.: 2297-5969

Programação

20h – Abertura:
Maria Alice Setubal – Fundação Tide Setubal/Movimento Nossa São Paulo
Maurício Broinizi – Movimento Nossa São Paulo
Luís França – Nossa Zona Leste

20h25 – Lideranças locais

20h40 – Subprefeitos

21h15 – Debates – mediação: Antonio Marchioni (Padre Ticão)

23h – Encerramento

Compartilhe este artigo