Cerca de 25 municípios estiveram representados durante a abertura do 1º Encontro Nacional Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O evento acontece até esta sexta-feira (29), no Internacional Palace Hotel de Recife (av. Boa Viagem, 3722- Boa Viagem – Recife).
O primeiro dia do encontro foi marcado pelo diálogo entre as organizações de todas as cidades presentes e pela troca de experiências dos trabalhos de monitoramento de indicadores e metas de bem-estar social.
“Fazemos um balanço extremamente positivo dessa primeira etapa. Foi um encontro muito participativo em que quase todos se colocaram no debate e expuseram idéias e sugestões. Foi possível perceber que nos encaminhamos para um alinhamento, de objetivos e ideais muito próximos, é um aprendizado coletivo”, avalia Maurício Broinizi, do Movimento Nossa São Paulo.
Pela manhã houve roda de conversa sobre princípios e valores fundamentais para uma cidade justa e sustentável. À tarde, o debate envolveu discussões mais técnicas a respeito de definições sobre como construir indicadores sociais, indicadores de percepção (pesquisas de opinião pública) e também o que significa um programa de metas para uma perspectiva de uma gestão inteira.
“O bom é que casos positivos podem servir de referência para outras experiências em outros lugares, e essa é a essência do trabalho em rede: a troca, o processo de aprendizado coletivo para com o tempo pudermos avaliar a evolução da qualidade de vida em nossas cidades”, conclui Maurício Broinizi.