Nossa São Paulo participa de atividades na Conferência do Ethos 2009

O Movimento Nossa São Paulo também estará presente em atividades da Conferência Internacional Ethos 2009, seja com representantes na mesa ou por fazer parte das iniciativas apresentadas (veja abaixo). Até dia 18 de junho a conferência tem uma intensa programação de debates, painéis, mesas redondas e oficinas focadas no tema “Rumo a uma Nova Economia Global: a Transformação das Pessoas, das Empresas e da Sociedade”.

As atividades das quais o Movimento vai participar são as seguintes:

16/6,  das 9h às 11h –  Plenária 1
Os Compromissos das Cadeias Produtivas para a Sustentabilidade dos Biomas: a Experiência da Conexão São Paulo—Amazônia
O objetivo desta plenária é chamar a atenção para a responsabilidade que todos os setores da sociedade — empresas, governos e consumidores — têm com relação à preservação e valorização dos biomas, sua biodiversidade, as comunidades locais e os produtos e serviços derivados. Essa responsabilidade não se deve apenas à importância de se proteger a vitalidade, a diversidade e a beleza da Terra, mas também ao fato de todos dependermos do equilíbrio ambiental proporcionado pela integridade dos sistemas da natureza.
A cidade de São Paulo é hoje o maior e mais importante centro consumidor, processador e distribuidor de produtos oriundos da Floresta Amazônica. È possível reproduzir exemplos como a iniciativa Conexões Sustentáveis: São Paulo—Amazônia, que coloca em pauta a responsabilidade dos cidadãos, especialmente os paulistanos, na destruição que vem ocorrendo na Amazônia?

Moderador:
Helio Mattar (Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente)

Palestrantes confirmados:
Luiz Fernando Furlan (Presidente do Conselho de Administração da Sadia e da Fundação Amazonas Sustentável)
Marcio Santilli (Filósofo e sócio-fundador do Instituto Socioambiental)
Samyra Crespo (Secretaria institucional do Ministério do Meio Ambiente)

16/6 , das 11h30 às 13h – Painel Temático 1
Governos, Empresas e Sociedade Unidos Rumo ao Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis: Já Estamos Caminhando Nesse Sentido? 
Como construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e os sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas, a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade?
Neste painel temático serão apresentadas iniciativas que possam recuperar para a sociedade os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa

Moderador:
Simon Zadek (Presidente da Accountabilty)

Palestrantes:
Leandro Piquet Carneiro (Professor doutor do Departamento de Ciência Política e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo)
Celina Carpi (Diretora Executiva do movimento "Rio Como Vamos")
Oded Grajew (Integrante do Movimento Nossa São Paulo)

16/6, das 14h30 às 16h e das 16h30 às 18h – Oficina de Gestão 2
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis
Esta oficina trará a experiência do Movimento Nossa São Paulo e de iniciativas semelhantes em outras cidades. Os objetivos são: construir uma base comum de indicadores e acompanhar sua evolução, no sentido de melhorar as condições sociais e ambientais das cidades; difundir experiências exemplares de políticas urbanas; e promover o intercâmbio de informações e conhecimentos para o apoio e o fortalecimento de cada experiência local

Coordenador:
Maurício Broinizi Pereira (Coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo)

Dia 17/6, das 11h30 às 13h – Mesa Redonda 4
Redefinindo Riqueza e Pobreza Numa Nova Economia Global
Os indicadores de riqueza e de pobreza com os quais contamos hoje não exprimem a real qualidade de vida das populações. Que elementos são ignorados ou supervalorizados por eles? No geral, o processo de construção desses indicadores tem levado em consideração primordialmente o acúmulo de capital, em detrimento do conhecimento e dos valores das pessoas. Discutiremos nesta mesa-redonda a relatividade dos conceitos de riqueza e pobreza, os quais devem ser reconstruídos à medida que caminhamos rumo a uma nova economia global

Moderador:
Anamaria Schindler (Superintendente do Instituto Arapyaú)

Palestrantes confirmados:
Ladislau Dowbor (Professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP)
Oded Grajew (Integrante do Movimento Nossa São Paulo)
Marcio Pochmann (Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA)

A Conferência é uma realização do UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o
Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente,
Movimento Nossa São Paulo, Rede Brasileira do Pacto Global e São Paulo Turismo.

Saiba mais sobre o evento e a programação integral 

Compartilhe este artigo