Mais uma cidade do país está prestes a integrar a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – um grupo de organizações sociais e de lideranças empresariais está se mobilizando para criar o Movimento Nossa Salvador.
O primeiro evento público organizado pelo grupo reuniu no dia 5 de maio cerca de 400 pessoas, entre empresários, educadores, executivos e representantes de organizações da sociedade civil, na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para ouvir Bernardo Toro. O filósofo e sociólogo colombiano falou sobre “A construção do público: cidadania, democracia e participação”. Toro afirmou que é possível transformar a cidade em um lugar melhor de se viver, mais é preciso que esse não seja apenas um anseio, um desejo de todos, mas que seja fundamentalmente construído por toda a sociedade.
As primeiras articulações visando a constituição do Movimento Nossa Salvador surgiram no segundo semestre de 2008, inspiradas na experiência bem-sucedida do Movimento Nossa São Paulo, de outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Teresópolis, Belo Horizonte e em Bogotá.
Atualmente as organizações e empresas que estão articulando a criação do movimento em Salvador são: Fundação Avina, Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Gife, Instituto Iris, Chesf, Angatu Incorporações, Eugênio, Coelba, Consultec e portal Ecodesenvolvimento. O grupo está recebendo adesões de novas organizações e contribuições sobre temas para formar grupos de trabalho. Mas já estão definidos os princípios, a missão e eixos temáticos de atuação, listado abaixo:
Características: apartidário e inter-religioso; formado por sociedade civil – pessoas e organizações; constitui-se e expande-se na forma de rede; não pretende substituir o poder público e sim contribuir.
Visão
Uma cidade melhor para se viver, segura, acolhedora, inclusiva, justa e sustentável.
Missão
Promover a cidadania participativa para tornar Salvador uma cidade socialmente justa, ambientalmente preservada e economicamente viável.
Eixos Temáticos
1. Programa de Indicadores e Metas
Selecionar, sistematizar e disponibilizar e divulgar os principais indicadores de qualidade de vida da cidade de Salvador para o acompanhamento de toda a sociedade
2. Acompanhamento da Gestão Pública
Promover o acompanhamento sistemático das atividades dos poderes executivo e legislativo para influenciar na gestão pública estimulando a co-responsabilidade da sociedade
3. Educação para Cidadania
Realizar ações, campanhas e eventos para o público no sentido de contribuir na educação da população para a cidadania.