“Cresce frota de veículos menores” – Jornal da Tarde

 

Naiana Oscar

A restrição de caminhões teve impacto direto no aumento da frota de utilitários da capital. Entre maio de 2008 e maio deste ano, o número de veículos de carga de menor porte cresceu quase cinco vezes mais que o de caminhões. A frota de utilitários da capital passou de 561,9 mil para 624,4 mil, alta de 11%. Enquanto isso o número de caminhões nas ruas subiu 2,99%, chegando a 166,6 mil veículos no mês passado.

Esse fenômeno é apontado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo como o “furo” da medida municipal. O setor defende que, ao restringir os caminhões, a Prefeitura aumentou a quantidade de veículos a ocupar espaço nas ruas da cidade e, assim, contribuiu com os congestionamentos. “Na nossa opinião, a Secretaria de Transportes está obtendo justamente o efeito contrário com as restrições”, afirmou o presidente da entidade, Francisco Pelucio.

O setor reivindica que a Prefeitura libere a circulação irrestrita dos Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões menores com capacidade de quatro toneladas. Hoje, eles precisam respeitar um rodízio de dias pares e ímpares e, a partir de novembro, devem ser totalmente proibidos das 5h às 21h. “Sem eles, vai ficar inviável manter o abastecimento no centro expandido da cidade”, afirma.

Para se adaptar às medidas, a distribuidora de bebidas Ambev passou a fazer entregas na área de restrição com 51 VUCs e 76 vans. A partir de dois centros de distribuição, um no Jaguaré e outro na Mooca, a empresa abastece 8,2 mil postos de venda dentro da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC).

Nos primeiros meses de restrição, a Ambev registrou um índice de devolução de mercadoria no período noturno de 17%, por conta da falta de estrutura nos postos de venda. A média nacional é de 1%. Atualmente, com as adaptações, a empresa chegou a um índice de devolução de 5% na capital.

Segundo estudo da distribuidora, se os VUCs forem proibidos durante todo o dia, o serviço terá que ser realizado por 260 vans, aumentando em 65% a emissão de gases poluentes pela frota da empresa e em 105% sua contribuição com os congestionamentos.

Copyright © Grupo Estado.

Compartilhe este artigo