“Kassab também vai tirar as vans do centro de São Paulo” – Agora São Paulo

 

Adriana Ferraz
do Agora

As restrições anunciadas para a circulação de ônibus fretados na capital valerão também para vans que transportam nove ou mais passageiros. Segundo a prefeitura, esses veículos –e não somente os ônibus– serão proibidos de rodar pelas principais vias da cidade, como as avenidas Paulista, Faria Lima e Eng. Luís Carlos Berrini e a marginal Pinheiros, entre as 5h e as 21h.
 
A frota que circula na cidade ainda terá de ser renovada: para rodar, as vans terão de ter, no máximo, dez anos e passar pela inspeção veicular obrigatória. As novas normas que regulamentam o transporte fretado passam a valer na próxima segunda-feira. A expectativa da prefeitura é reduzir o trânsito em 11%.

Empresas que desrespeitarem as medidas impostas para o embarque e desembarque de passageiros e para a circulação dentro da cidade estarão sujeitas a pagar até cinco multas de trânsito por hora, além da penalidade aplicada para quem "furar" a ZMRF (Zona Máxima de Restrição de Fretamento), de R$ 3.400.

Segundo o prefeito Gilberto Kassab (DEM), a regulamentação completa será publicada amanhã, por meio de portaria. Até o final da gestão, porém, as restrições podem virar lei. "Uma cidade de 11 milhões de pessoas, com 6 milhões de veículos, precisa ter regras claras. Essa regulamentação tem por objetivo não combater os fretados, mas colocar ordem na casa."

Ontem, o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, anunciou alterações no projeto inicial. Para compensar a proibição de ônibus e vans, a prefeitura optou por criar 11 novas linhas circulares –e não sete, conforme planejamento anterior–, 16 pontos de parada para embarque e desembarque espalhados por estações de metrô e trem, principalmente, e autorizações especiais para veículos que fazem traçado direto, sem paradas.

Moraes também anunciou que a região do aeroporto de Congonhas e da avenida dos Bandeirantes será contemplada por bolsões em pontos previamente determinados para receber os passageiros do setor. Para fiscalizar todas as mudanças, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) escalou 672 agentes. 

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