Adensamento e preservação do patrimônio histórico centralizam debate na Mooca

 

Francisco de Souza

Dando prosseguimento aos debates em torno da revisão do Plano Diretor Estratégico (Projeto de Lei nº 0671/2007), foi realizada nesta terça-feira (11/8), a Audiência Pública da Subprefeitura Mooca, no SESI/SENAI Mooca. A Subprefeitura Mooca abrange seis distritos: Mooca, Brás, Pari, Belém, Tatuapé e Água Rasa, com área total de 35,2 km quadrados e uma população estimada em 420 mil habitantes.

E foi justamente o adensamento populacional, um dos principais focos do debate promovido pela Câmara Municipal. O vereador Adilson Amadeu, morador da Mooca, lembrou que existem no distrito 82 prédios em construção. “Nos próximos quatros anos, teremos mais 26 mil moradores. Há necessidade de melhorarmos da estrutura viária do bairro e não temos sequer um parque, Tatuapé tem dois”, lembrou o vereador.

Outro assunto dominante no debate foi a mudança de perfil do bairro, de industrial para residencial e a necessidade de uma política de preservação do patrimônio histórico da Mooca, que fará 453 anos no próximo dia 17. “Já que as indústrias foram embora, que seja criada uma política de preservação do patrimônio histórico. Temos aqui edificações tombadas, mas que estão abandonadas e muitos galpões desativados que poderiam ser preservados, pois têm valores históricos. Por exemplo, o açúcar União que está indo embora e deixará preservada somente a chaminé da fábrica. Estão matando a história de um bairro, que foi o grande pólo de desenvolvimento econômico da cidade e do estado”, disse o vereador Cláudio Fonseca – também morador da Mooca.

Quando a fala foi aberta ao público, houve críticas para a dinâmica da audiência pública, que não pontuou o que foi implementado no texto atual, em vigor desde 2002. Os participantes também reclamaram da falta de projetos para as avenidas do Estado e Henry Ford; do sistema viário do bairro, há 40 anos sem nenhum tipo de intervenção, mesmo com o aumento da população; do sistema de transporte sobre trilhos, que não contemplou a Mooca, com a transformação da linha férrea da CPTM em metrô de superfície.

Entre sugestões e pedidos, se destacam: implantação de áreas verdes na Mooca; intervenção urbana na avenida Celso Garcia (distritos Brás, Belém e Tatuapé); revitalização das antigas áreas comerciais do Brás e do Pari; requalificação das ruas da Mooca e dos Trilhos (distrito Mooca); transformação da área da Shell em ZEPAM (Zona Especial de Preservação Ambiental) com a criação de um parque; requalificação e tombamento do Viaduto São Carlos (próximo à Fundição Brasil, divisa com a Vila Prudente); etc.

Veja calendário de audiências públicas do Plano Diretor

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