“Subprefeituras respondem queixas” – Jornal da Tarde


Para o secretário Andrea Matarazzo, 700 fiscais das subs são suficientes, mas é preciso concluir o trabalho que vem sendo feito em informatização


REGIÃO LESTE
Falta de calçada faz parte de reforma na via

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras diz que a falta de calçadas na Estrada do Iguatemi se deve ao projeto de alargamento da via. Cerca de 54 varredores fazem a limpeza na via. A Subprefeitura de Cidade Tiradentes acionou o Centro de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, para tomar providências no caso do cavalo. Quanto às plantas secas, elas são observadas por uma equipe da Secretaria do Verde.

A laje quebrada em Ermelino Matarazzo será trocada. E as oito proteções de árvores também.
Em Itaquera/Guaianases, a fiscalização aos camelôs foi intensificada, especialmente no Terminal Urbano do Metrô Corinthians Itaquera, e já há operações agendadas para a semana. Os degraus da escada quebrada serão consertados dentro de duas semanas.
A pichação em São Miguel será pintada. E o mato cortado na Vila Prudente. Sobre o lixo, o material será removido também na próxima semana.

REGIÃO SUL
Ação contra camelô e buraco fechado

A sub da Vila Mariana diz que os buracos na calçada da escola na Rua José de Magalhães serão fechados e que o passeio da Rua Loefgreen, reconstruído. Já reparos do passeio do CDM Rubi serão executados na próxima semana. No Jabaquara, serão realizadas ações rotineiras para apreender barracas e produtos irregulares e coibir o comércio ambulante. E que a SPTrans e a GCM realizam ações de combate ao transporte irregular. Em Santo Amaro, as operações para combater o comércio ambulante na Rua Capitão Thiago Luz são realizadas pela GCM, em conjunto com agentes da sub. O proprietário da Lanchonete Floriano Chic foi multado e, se não retirar as placas em 5 dias, receberá nova multa com o valor dobrado. No Ipiranga, a Prefeitura diz que a Rua Oliveira Alves está entre os pontos viciados e que equipes realizam ações de limpeza semanalmente. No Campo Limpo, a limpeza do local faz parte da programação rotineira.

REGIÃO NORTE
Mutirão de manutenção na Freguesia do Ó

Os buracos na Casa Verde são por conta das obras da Sabesp. Na Freguesia do Ó, a praça foi depredado por vândalos. Nos próximos dias, haverá mutirão de manutenção. A valeta será tapada na próxima semana. E lixeiras, repostas.

No Jaçanã, a valeta flagrada pela reportagem será consertada até 15 de setembro.

Os buracos em Pirituba vão ser reparados nos próximos dias na Avenida Benedito Andrade, em operação tapa-buraco. E os proprietários dos imóveis das calçadas danificados foram intimados pela subprefeitura a refazê-las.

Os camelôs em Santana “se deslocam com facilidade” por isso conseguem escapar das frequentes fiscalizações. As lixeiras quebradas vão ser repostas na próxima semana.

A caçamba irregular na Vila Maria/Vila Guilherme será vistoriada pela Limpurb, a pedido da subprefeitura. Na praça, os materiais serão removidos nos próximos dias pela subprefeitura.

REGIÃO OESTE
Obras e reforma explicam situação de espaço na Lapa

No Tendal da Lapa, que sofre com goteiras, a subprefeitura da região diz ter iniciado a troca de telhas e afirma que falta completar o serviço. A sub informa que a parte externa do Tendal está em obras de ampliação da área permeável, o que justifica os paralelepípedos, a terra e a impressão de que tudo estaria “amontoado”.

Sobre o bueiro entupido, a limpeza seria constante, mas a solução estaria atrelada “a novo projeto de captação e drenagem”, em desenvolvimento pela Siurb. No caso das calçadas, os proprietários foram notificados a recuperá-las e, quanto aos buracos nas ruas, a subprefeitura diz que o aumento do tráfego na área prejudicou o pavimento e que 47 vias da região foram recapeadas desde 2005. A Vespasiano deve ser contemplada nas próximas ações.

A Sub de Pinheiros diz que os problemas na calçada do prédio são “obras da Sabesp para reparo na rede de esgoto”. Foi enviado ofício à empresa para que recolha o entulho e repare o passeio. A fiação que atrapalha os pedestres em uma calçada próxima seria da Telefônica, que foi notificada.

No Butantã, o lixo seria da obra na rua vizinha à sub e, quanto às calçadas, os proprietários dos imóveis serão notificados a providenciar o conserto.

REGIÃO CENTRAL
Sé vai notificar 32 endereços para reparos

A Prefeitura afirma que a fiscalização da Subprefeitura da Sé detectou 32 estabelecimentos que serão notificados pela Lei de Muro, Passeio e Limpeza (nº 10.508), para realizar o reparo das calçadas. Em vistoria aos endereços apontados pela reportagem, concluí que os anúncios da Kalunga e das Casas Bahia estão dentro da lei por estarem em área coberta, do lado de dentro da vitrine. Os demais endereços não foram flagrados pelos agentes. A Prefeitura acredita que os donos perceberam a movimentação dos fiscais e retiraram as placas. 

Compartilhe este artigo