As atividades para o Dia Mundial Sem Carro 2009 começaram hoje (25/8), com o debate sobre o projeto de ampliação da Marginal Tietê. O objetivo é discutir o impacto das obras, principalmente no que se refere à mobilidade e ao Meio Ambiente.
O projeto da chamada “Nova Marginal” prevê a ampliação de 23 quilômetros de pistas de cada lado, criando seis novas faixas para circulação de carros, com o objetivo anunciado de reduzir os engarrafamentos na via em 35%. Porém, a construção de mais pistas em áreas de várzea, além do corte e remanejamento de árvores durante as obras de modernização da Marginal Tietê despertaram críticas e protestos de ambientalistas. O início das obras da nova marginal foi anunciado no dia 4 de junho, e começaram no dia 13 do mesmo mês. Em 16 de julho um conjunto de organizações não governamentais protocolou uma ação judicial pedindo a interrupção das obras.
Com esta iniciativa, o Movimento Nossa São Paulo teve como objetivo promover a discussão pública sobre este tema tão relevante à cidade, com a participação e posicionamento de representantes dos governos estadual e municipal, e da sociedade civil.
As ações estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo, formado por dezenas de organizações e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha.
Serviço:
25/8 – Debate sobre a “Nova Marginal”
Das 10h às 12h30, Teatro Anchieta do Sesc Consolação
Debatedores confirmados:
Ricardo Laiza, superintendente de planejamento da CET
Marcos Bicalho (Associação Nacional dos Transportes Públicos)
Rafael Poço (Coletivo Ecologia Urbana)