Câmara debaterá a imprensa e os 30 anos da anistia

 

Os dois eventos, agendados para segunda, visam discutir a regulação da mídia e marcar o aniversário da lei que anistiou torturados e torturadores

Na programação da Câmara Municipal de São Paula para esta segunda-feira (31/8), estão agendados dois eventos que abordam temas importantes do ponto de vista da cidadania – a necessidade ou não da regulação da imprensa e o aniversário de 30 anos da lei da anistia. Entre os convidados, há pessoas de destaque na vida nacional ou nas áreas que atuam, como Franklin Martins, ministro da Secretaria de Comunicação Social, Aloizio Mercadante, senador, Luis Nassif, jornalista, Paulo de Tarso Vannuchi, ministro da Secretaria Especial de Diretos Humanos, e Luiz Antonio Marrey, secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

O primeiro evento, denominado “Mídia, Democracia e Sociedade Civil: Controle Público Fere a Liberdade de Imprensa?”, está marcado para as 14 horas, no Salão Nobre (8º andar da Câmara). De acordo com o vereador Francisco Chagas (PT), organizador do encontro, o objeto é envolver os agentes sociais, culturais e econômicos, especialmente aqueles relacionados à comunicação, para debater o tema. “Com o final da lei de imprensa, hoje não temos uma regulação dos meios de comunicação”, explica.

Chagas entende que a discussão sobre a regulação da mídia deve ser feita por toda a sociedade. “Não pode ser uma obra exclusiva do Congresso Nacional, em que pese ser atribuição dos deputados a definição da nova regulação, nem dos grupos econômicos que controlam os meios de comunicação no Brasil”, defende.

Sessão solene marca os 30 anos da anistia no Brasil

No mesmo local (Salão Nobre da Câmara), às 19h30, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) e o Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo promovem a sessão solene para marcar os 30 anos da anistia no Brasil.

De acordo com os organizadores, o país ainda precisa saber quem torturou, seqüestrou, assassinou e se beneficiou com o terror, não como uma forma revanchismo de quem foi vítima da tortura, mas para que as novas gerações aprendam com a história. “As práticas de perseguição, repressão e extermínio políticos devem ser banidas da vida nacional”,defende Eliseu Gabriel.

Serviço:

Debate: “Mídia, Democracia e Sociedade Civil: Controle Público Fere a Liberdade de Imprensa?”
Data: segunda-feira, dia 31 de agosto
Horário: das 14 às 19 horas
Local: Salão Nobre (Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar)

Debatedores convidados:
Ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social
Senador Aloizio Mercadante
Luis Nassif, jornalista
Dr. Laurindo Lalo Leal Filho, professor da ECA-USP
Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S.Paulo
Eduardo Guimarães, presidente do Movimento dos Sem Mídia
Rui Falcão, jornalista e deputado estadual
José Américo, jornalista e vereador


Sessão Solene: Brasil, 30 Anos da Anistia
Data: segunda-feira, dia 31 de agosto
Horário: 19h30
Local: Salão Nobre

Convidados: 
Ministro Paulo de Tarso Vannuchi – Secretário Especial dos Direitos Humanos;
Paulo Abrão Pires Junior – Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça;
Dra. Eugênia Augusta Gonzaga Fávero – Procuradora da República no Estado de São Paulo;
Luiz Antonio Marrey – Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo;
Ivan Seixas – Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo