Mais de 70% usam o meio de transporte para ir ao trabalho
GABRIEL ATTUY
gabriel.attuy@metrojornal.com.br
APESAR DE contar ainda com poucos quilômetros de ciclovias, hoje ainda são menos de 20 km em funcionamento, a cidade de São Paulo viu nos últimos anos um crescimento expressivo no uso de bicicletas como forma de transporte.
Na última década (entre 1997 e 2007), a bicicleta foi o terceiro meio de transporte que mais cresceu, ficando trás apenas das motocicletas e do transporte escolar.
No período, a média de viagens realizadas por dia na região metropolitana de São Paulo de bicicleta passou de 162 mil para 305 mil, crescimento de 88%.
O índice é bem superior ao crescimento geral dos deslocamentos, que foi de 22%. Em relação às viagens com automóveis, o avanço dos ciclistas é ainda mais relevante. As viagens de carros cresceram 8%. O aumento das bicicletas foi 11 vezes essa taxa.
O aumento da presença das bicicletas não é resultado de atividades de recreação ou prática de esporte. Cerca de 71% das viagens diárias são realizadas para ir e voltar do trabalho. Em 1997, o índice era similar, ao redor de 69%. As informações são as mais recentes disponíveis na pesquisa Origem e Destino do governo estadual.
Segundo o secretário municipal dos Esportes, Walter Feldman, a bicicleta passará a ocupar cada vez mais espaço no mapa viário da cidade nos próximos anos. “A ocupação do espaço urbano pela bicicleta é algo que já ocorreu na Europa, nos EUA e na Ásia. São Paulo estava demorando um pouco para entrar nessa tendência”, afirmou Feldman no último domingo, após a inauguração do primeiro trecho da ciclofaixa.