Encontro do IRBEM no dia 17 reúne organizações de cultura de paz

 

Várias iniciativas diferentes, em escolas, igrejas, empresas e organizações da sociedade civil estão fortalecendo a mobilização para que a população participe da construção do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). Até a tarde desta segunda (14/9), mais de 7.500 pessoas responderam os questionários do IRBEM.

No próximo dia 17, um encontro vai reunir organizações da sociedade civil voltadas para a cultura de paz, a valorização da espiritualidade sem vínculo obrigatório com religião e o autoconhecimento profundo. O evento será realizado das 9h às 13h, no Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245).

As organizações vão dar sugestões de temas e questões que definem o bem-estar das pessoas e que podem ser incorporados na construção do conjunto de indicadores. A iniciativa é uma parceria do Movimento Nossa São Paulo com a Associação Palas Athena e o Movimento Novo Olhar Sobre as Relações de Trabalho.

A participação é gratuita. Os organizadores pedem para que os interessados em participar do encontro respondam antes o questionário do IRBEM. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

Mais informações por e-mail rita@sementeuna.com.br ou telefone (11) 3876-3735, com Rita Monte, coordenadora do Movimento Novo Olhar sobre as Relações de Trabalho.

Jovens também participam

Mais de 50 organizações sociais e da iniciativa privada estão colaborando para multiplicar a participação das pessoas na construção do IRBEM. Organizações como Greenpeace, Senac, Sesc SP, Arquidiocese de São Paulo, Unicef e Instituto Ethos, entre outras, e empresas como os bancos Safra e Bradesco e a Natura estão mobilizando colaboradores e funcionários.

Escolas também estão envolvendo alunos. O Colégio Santa Maria, localizado no Jardim Marajoara (Zona Sul de São Paulo) está aplicando o questionário do IRBEM como atividade pedagógica para cerca de 650 alunos. Os estudantes do supletivo que cursam da 1ª a 4ª série do ensino fundamental vão responder as questões do formulário impresso na sala de aula. Os alunos do supletivo que estudam da 5ª série do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio iniciaram o preenchimento do formulário e depois continuaram em casa. Outros 300 alunos da escola, que estão no ensino médio, serão orientados a responder o IRBEM por meio da internet.

Na sexta (11/9), cerca de 350 jovens do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, ajudaram a construir o IRBEM na nona edição do Seminário Jovens Construindo o futuro – Arte e Cultura além dos Muros, promovido pela Sociedade Santos Martíres. Em oficinas realizadas durante o encontro, jovens de 15 a 25 anos responderam o que consideram mais importante para a qualidade de vida e bem-estar na cidade.

Ouça entrevista na rádio CBN com Sergio Bosco, sobre o evento na Sociedade Santos Martires

Compartilhe este artigo