“Montadoras tentaram adiar divulgação” – Folha de São Paulo

 

Anfavea argumenta que, como regra mais rígida de emissão entrou em vigor no início do ano, haveria mais veículos com notas melhores

"De qualquer forma, aprovamos totalmente. A visibilidade dos dados é coisa salutar", diz representante da associação de fabricantes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As montadoras de veículo tentaram adiar a divulgação pelo Ministério do Meio Ambiente de dados sobre emissão de poluentes com o argumento de que novos limites entraram em vigor no início deste ano.

"A única bronca [dos fabricantes] é que não queriam que divulgássemos hoje [ontem]", relatou o ministro Carlos Minc.

"Seria mais adequado aguardar", confirmou Henry Joseph Junior, presidente da comissão de energia e ambiente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). "Somente mais recentemente passamos a ter a demanda por esse tipo de informação por parte dos consumidores. Queríamos colocar os dados no próprio site da Anfavea, mas o ministério se antecipou."

Para a entidade, como a nova regra de emissão é mais rígida que a anterior, haveria mais veículos com notas melhores.

Dados sobre veículos produzidos em 2009 deverão ser divulgados no final de outubro ou início de novembro, disse Minc.

"De qualquer forma, aprovamos totalmente. A visibilidade dos dados é uma coisa salutar e não nos magoa", afirmou.

A Folha procurou as fabricantes dos cinco veículos que aparecem no topo do ranking de emissão. A General Motors do Brasil, que produz o Corsa 1.4 e o Montana 1.4 -o primeiro e o terceiro da lista-, disse que desconhece os critérios do ranking e que vai avaliar o assunto.

A Peugeot do Brasil, fabricante do 307 Sedan 1.6, o segundo da lista, afirmou ainda não ter posicionamento. Já a Citröen do Brasil, fabricante do Xsara Picasso 1.6 e do C3 1.4, quarto e quinto colocados, disse que não foi possível contatar sua área técnica e, portanto, não tinha como se posicionar.

Para o assessor de testes do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Marcos Pó, o governo precisa obrigar as montadoras a etiquetar a nota de emissão de poluentes nos carros, a exemplo do que ocorre com os eletrodomésticos em relação ao consumo de energia. A medida, diz, poderia alterar a opção de compra dos consumidores. "Qualquer pessoa hoje se lembra de prestar atenção no selo de eficiência energética das geladeiras."


(MARTA SALOMON, VITOR MORENO e PABLO SOLANO)

 

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