Os alunos da rede municipal de ensino também estão participando da construção do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) em São Paulo. Pelo menos uma turma das cerca de 522 escolas de ensino fundamental deve responder o questionário sobre o que é mais importante para o próprio bem-estar na cidade. A aplicação da atividade nas aulas de Informática Educativa começou na semana passada, e até a tarde desta sextas (18/9), mais de 7.500 crianças e adolescentes já haviam respondido a versão específica para o público de 10 a 15 anos. Os professores foram orientados a responder junto com os alunos.
A versão criança e adolescente do questionário foi elaborada pelo grupo de trabalho Criança e Adolescente do Movimento Nossa São Paulo, com a colaboração da Secretaria Executiva e de jovens da Revista Viração. Pode ser respondida por qualquer pessoa nesta faixa de idade até o dia 30 de setembro.
Ao realizar a mobilização do IRBEM o Movimento Nossa São Paulo tem por objetivo construir um conjunto de indicadores que sirva para orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.
A primeira fase da construção do IRBEM é a consulta pública que se estende até 30 de setembro. Após a fase de consulta pública, em outubro o Ibope vai selecionar os itens que foram citados como os mais importantes para a qualidade de vida da população para incorporar tais itens na pesquisa anual do Movimento Nossa São Paulo. A pesquisa será realizada em novembro. Em seguida, haverá a sistematização dos dados. Em janeiro, por ocasião do aniversário da cidade, haverá o lançamento do IRBEM.