“Dia Mundial Sem Carro estimula reflexão sobre uso excessivo do automóvel” – Portal IG

SÃO PAULO – Os organizadores do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, planejam ações nesta terça-feira para levar a sociedade a refletir sobre as soluções para melhorar a qualidade de vida nas cidades. A ideia é que as pessoas utilizem o transporte público ou experimente formas alternativas de mobilidade.

Uma pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada pela ONG Movimento Nossa São Paulo, na sexta-feira, mostrou que o paulistano passa, em média, 2h43 todos os dias no trânsito.

Na capital paulista, onde circulam 3,5 milhões de veículos diariamente, as ações começaram com o Desafio Intermodal na última quinta-feira, que comparou os diversos meios de transporte. Neste ano, a bicicleta mostrou-se de novo mais rápida do que carro, moto e até helicóptero.

Também na última quinta-feira, ativistas do Greenpeace, vestidos com roupas similares a dos órgãos fiscalizadores de trânsito, aplicaram “multas” simbólicas em motoristas de oito capitais.

Para esta terça-feira, a ONG planeja debates e outras atividades. Segundo os organizadores, "mais do que estimular as pessoas a deixar seus carros em casa durante um só dia, a ideia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana".

A programação para esta segunda-feira, terça-feira e quarta-feira pode ser conferida no site da ONG Movimento Nossa São Paulo.

Implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997, o Dia Mundial sem Carro é realizado em diversas cidades do País e do mundo.

Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro também anunciou uma série de medidas para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Entre as ações que serão tomadas na data, a principal delas será a proibição de estacionamento no centro do Rio no quadrilátero entre a rua Santa Luzia, avenida Presidente Antônio Carlos, rua da Assembleia e avenida Rio Branco.

Um levantamento da prefeitura aponta que a região concentra 510 vagas, sendo Rio Rotativo e vagas oficiais.

O decreto que oficializa a celebração da data determina às empresas de ônibus que operam as linhas municipais que coloquem 100% de sua frota em circulação no dia 22 de setembro.

Em Copacabana, na zona sul do Rio, as ruas internas do bairro terão os limites de velocidade reduzidos a 30 km com o intuito de proporcionar uma relação amigável entre motoristas, ciclistas e pedestres. A ciclofaixa da rua Xavier da Silveira também será aperfeiçoada.

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba fechará 40 quadras de 15 ruas do centro da capital, das 6h às 20h desta terça-feira. Apenas ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência terão acesso. No lugar de automóveis, as ruas terão educação de trânsito, exames de saúde, atividades de lazer e serviços.

Segundo informações da Prefeitura, Curitiba tem um dos mais altos índices de motorização do País, de 1,67 habitante por veículo. O número de veículos na capital passou de 684.212, em 1999, para 1.097.830, em 2008.

 

Copyright 2000 – 2008, Internet Group – Portais: iG

Compartilhe este artigo