Gazeta do Povo
CURITIBA – Os motoristas que circulam pelas ruas centrais de Curitiba, no Paraná, precisam ficar atentos na terça-feira. A cidade participa do "Dia Mundial Sem Carro" e 15 ruas da capital serão fechadas para o trânsito de carros das 6h às 20h. Apenas ônibus, bicicletas, pedestres, veículos de emergência e de moradores terão acesso aos locais bloqueados. O objetivo da medida é chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes.
Ficarão bloqueadas a Avenida Marechal Deodoro, entre a Rua João Negrão e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, e os acessos à Praça Tiradentes e à Rua Barão do Rio Branco, entre o Paço Municipal e a Rua André de Barros. Nas ruas fechadas a prefeitura irá realizar atividades de educação de trânsito, exames de saúde, atividades de lazer e serviços. Ao todo serão 40 quadras bloqueadas na terça-feira.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a capital tem um dos mais altos índices de motorização do país, de 1,67 habitante por veículo. O número de veículos na capital passou de 684.212, em 1999, para 1.097.830, em 2008. Nesse período, a população estimada da capital passou de 1.578.396 para 1.828.092 habitantes. Ou seja, em uma década, a frota de automóveis aumentou 60%, enquanto a população cresceu 15,8%. As atividades do Dia Mundial Sem Carro de Curitiba também será divulgado pelo Twitter, no endereço: www.twitter.com/ctbasemcarro.
A programação do Dia Sem Carro em Curitiba envolveu praticamente todos os setores da administração municipal. As Administrações Regionais, nas Ruas da Cidadania, também desenvolverão atividades durante todo o dia.
© 1996 – 2009. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.