A edição deste ano do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, tem o envolvimento de municípios da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
Em Campinas, o Movimento Nossa Campinas, que busca construir uma cidade mais justa e sustentável, criou o Blog “O dia sem meu carro”, onde as pessoas que aderirem à data podem postar suas percepções, relatando como foi ficar um dia sem carro, como foi utilizar o transporte público, andar de bicicleta ou caminhar pela cidade, quais as dificuldades enfrentadas e também os benefícios dessa mudança de rotina. O blog também traz textos, vídeos e artigos sobre mobilidade urbana, sustentabilidade, saúde e meio ambiente. Outra proposta do blog é criar um espaço no qual o cidadão pode debater alternativas para a melhoria dos meios de transportes alternativos. Além disso, o próprio título do blog “O dia sem meu carro” sugere que o cidadão tenha a iniciativa de deixar o seu carro em casa em outras datas, não só no dia 22.
Para marcar a data, o Movimento Nossa Campinas participará da Bicicletada Campinas 2009, uma iniciativa civil que visa o reconhecimento da bicicleta como meio de transporte nas cidades, e também distribuirá panfletos com informações sobre segurança no trânsito para ciclistas, itens de segurança e orientações básicas sobre a manutenção de bicicleta. Como um exercício de civilidade, a BICICLETADA busca educar motoristas, ciclistas e pedestres a aceitar a bicicleta nas ruas. A concentração será nesta terça, às 18h, na praça Arautos da Paz. Durante o evento serão arrecadados donativos para instituições de caridades. Informações no site www.bicicletada.org/campinas.
Além disso, a Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), está organizando a semana Municipal de Trânsito, que acontece no período de 20 a 25 de setembro. Durante a Semana, estão programadas diversas atividades, para todos os segmentos e faixas etárias da sociedade, como a intervenção artística "Setamancos", da artista plástica Lia Chaia, na Estação Cultura, palestras e seminários, e a instalação "Evite riscos. Não entre nessa", em Sousas.
Na capital mineira, iniciativa é do MTB-BH e tem apoio do Movimento Nossa BH. Nesta terça, dia 22 de setembro, será realizada uma pedalada-manifesto ao longo da Avenida do Contorno, abordando motoristas com panfletos educativos sobre o problema do uso excessivo de automóveis e a necessidade de um trânsito mais civilizado. O evento é organizado pelo grupo Moutain Bike BH, com o apoio do Movimento Nossa BH e dos grupos Hora do Blush, MTB Barreiro, Magrela’s, Pedal do Frango e União Ciclística Desportiva Recreativa de Minas Gerais.
Segundo os organizadores, a expectativa é de que centenas de ciclistas participem da ação, que iniciará às 18h com concentração na Praça da Liberdade. A pedalada terá início às 19h e percorrerá 15 Km pela capital mineira. Todas as informações sobre o Dia Mundial Sem Carro podem ser conferidas no site www.mountainbikebh.com.br.
A cidade de Ilhabela também terá atividades de mobilização, com atividades no dia 26 de setembro. A iniciativa pretende envolver a população na busca por soluções que facilitem a restrição do uso do carro, como:
– ampliação da ciclovia para norte e sul da ilha;
– melhoria e construção de calçadas;
– implantação de hidrovia;
– melhoria e ampliação do transporte público;
– elaboração e promoção de projetos sobre educação no trânsito.
Organizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio e organização do Movimento Nossa Ilha mais Bela, o evento ocorrerá no dia 26 de setembro e terá várias atividades, como prova de canoa, passeio ciclístico, caminhada, distribuição de semente nativas da Mata Atlântica, simulação de Multas para veículos poluidores pela Guarda Mirim e a Roda de Debate: O Trânsito em Ilhabela, na Câmara Municipal.