Ações para melhorar uso do transporte continuam após o Dia Mundial Sem Carro


Após as manifestações organizadas pelo coletivo de entidades que participaram do Dia Mundial Sem Carro, neste dia 22, continuam as ações para chamar a atenção da população e o poder público sobre a importância de priorizar o transporte público para melhorar a mobilidade e preservar a saúde.

O Movimento Nossa São Paulo, juntamente com outras organizações, convida a todos para um novo encontro que vai formar uma comissão para debater uma proposta do Plano Municipal de Transportes. O objetivo é formular um documento para ser apresentado ao poder público, com metas, prazos e destinação de recursos. O plano de transportes está previsto na lei do Plano Diretor Estratégico, que vigora desde 2002, e até hoje não foi implementado. O encontro será no dia 6 de outubro, às 19h30, no Espaço Vitae Civillis (Rua Itápolis, 1.468 – Pacaembu). O evento foi agendado no primeiro debate sobre o tema, realizado dia 21, no Tucarena, dentro da programação do Dia Mundial Sem Carro.

O tema mobilidade também é levado à reflexão no questionário que está aberto à população para construir um conjunto de indicadores de bem-estar – o IRBEM. No tema de número 29, os participantes devem escolher as opções mais importantes para seu bem-estar e qualidade de vida relacionadas à mobilidade. Entre as alternativas, estão “diminuição do tempo  de espera nos pontos de ônibus”, “ciclovias por toda a cidade” e “ampliação da rede de metrô”. O participante também pode escrever outras alternativas que considerar mais adequadas. O questionário do IRBEM pode ser respondido até 7 de outubro. As alternativas mais indicadas nas respostas serão consideradas na pesquisa IBOPE de percepção sobre a cidade, que será lançada em janeiro de 2010.

Outra iniciativa que visa conscientizar a população sobre o uso consciente do transporte particular – o carro – e outros produtos é a campanha “Mais é Menos”, lançada pelo Instituto Akatu no dia 17, como uma das atividades do Dia Mundial Sem Carro. A frase “Mais trânsito, menos ar puro”, foi colocada no Parque do Ibirapuera, ao lado de um carro inflado, feito de lona, com mais de 5 metros de comprimento e 2 metros de altura, conectado a um arco íris, também de lona, completamente “esvaziado”, “murcho”, “desinflado”, com 4 metros de largura e 1 metro de comprimento. O blog da campanha traz mais reflexões e dicas sobre o uso consciente do carro.

Compartilhe este artigo