O sucesso da mobilização pela construção do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) resultou na participação de mais de 30 mil pessoas de toda a cidade. E, devido à grande procura nos últimos dias, o Movimento Nossa São Paulo anuncia a ampliação do prazo para o preenchimento do questionário. Agora, a população tem até o dia 7 de outubro para se engajar na campanha e ajudar a avaliar a qualidade de vida na cidade.
A participação por meio do questionário é a primeira etapa do processo de elaboração do conjunto de indicadores que vai funcionar como um termômetro do nível de qualidade de vida do paulistano. No formulário, elaborado em conjunto com os grupos de trabalho do Movimento Nossa São Paulo, os cidadãos indicam em 24 temas o que é mais importante para o seu bem-estar na cidade.
Mais de 50 organizações sociais e da iniciativa privada estão colaborando para multiplicar a participação das pessoas na construção do IRBEM. Organizações como Greenpeace, Senac, Sesc SP, Arquidiocese de São Paulo, Unicef e Instituto Ethos, entre outras, e empresas como os bancos Safra e Bradesco e a Natura estão mobilizando colaboradores e funcionários.
Versão infantil
Crianças e adolescentes na faixa de 10 a 15 anos também podem opinar sobre o que consideram mais importante em relação ao bem-estar em São Paulo. A versão para essa faixa etária do questionário foi elaborada pelo grupo de trabalho Criança e Adolescente do Movimento Nossa São Paulo, com a colaboração da Secretaria Executiva e de jovens da Revista Viração.
A escola tem sido um espaço importante de discussão da qualidade de vida na cidade. Orientados pela Secretaria Municipal de Educação, os alunos da rede pública de ensino estão participando da construção do IRBEM durante as aulas de Informática Educativa. A atividade começou no início de setembro, e até a tarde desta terça-feira (29/9), mais de 20 mil crianças e adolescentes já haviam respondido o questionário. Os professores foram orientados a responder junto com os alunos.
Cronograma
Após a primeira fase, que se encerra em 7 de outubro, o Ibope vai selecionar o que for apontado como mais importante para o bem-estar dos cidadãos e incorporar à pesquisa anual de percepção sobre a cidade, desenvolvida em parceria com o Movimento. Assim, em novembro, ao realizar a pesquisa anual, Ibope irá checar o nível de satisfação da população com os temas mais citados. No final de janeiro, por ocasião do aniversário de São Paulo, haverá o lançamento público do IRBEM.
No final do processo, a proposta é que o IRBEM forme um conjunto de indicadores que sirva para orientar as ações do governo, de empresas e da sociedade tendo como prioridade o bem-estar das pessoas.