O site mantido pelo Governo do Estado de São Paulo sobre a “Nova Marginal Tietê” divulgou uma notícia sobre a última pesquisa Nossa São Paulo/Ibope que destaca que “89% dos entrevistados apoiam o projeto de adequação da Marginal do Tietê”.
O texto não explicou, no entanto, que a maioria dos entrevistados (56%), se pudesse escolher, preferiria investir o recurso das obras da Marginal Tietê “na ampliação das linhas de metrô e trem e em corredores de ônibus”. Outros 31% escolheriam que o dinheiro fosse investido no aumento no número de pistas da Marginal.
Em outra questão – como deveriam ser nos próximos anos os investimentos Feitos para Melhoria da Circulação na Cidade – novamente a maioria (67%) apontou a ampliação e modernização das linhas de metrô, trem e ônibus 67% e somente 10% escolheu o transporte particular, com a construção e ampliação de avenidas, pontes, viadutos.
Complementando o que diz o texto do portal da “Nova Marginal”, a pesquisa mostra que a população considera prioritário o investimento em transporte público, mesmo que seja favorável à ampliação de pistas na marginal, porque, evidentemente, acha importante melhorar o fluxo de veículos nas vias da cidade. Para 47% dos entrevistados, o trânsito é considerado “péssimo”, e a nota média para a situação do trânsito na cidade, de 1 a 10, ficou em 3,0.
O levantamento revela também que o transporte coletivo tem nota abaixo da média em todos os aspectos avaliados pelos entrevistados. De 1 a 10, os itens que receberam médias mais baixas foram “lotação dos ônibus” (3,2), “preço da passagem” (3,7), “tempo de espera nos pontos de ônibus ou terminais” (3,8) e “pontualidade nos ônibus” (3,9). Mesmo os aspectos mais bem avaliados – limpeza, conservação e manutenção dos terminais de ônibus e dos ônibus – receberam nota 5,0, abaixo da média 5,5.