Até a manhã desta quarta-feira (7/10) cerca de 34 mil pessoas participaram da primeira fase de construção do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). Quem ainda não preencheu o questionário, para indicar o que é mais importante para se sentir bem na cidade, tem até o final do dia de hoje para responder on-line.
Nos 24 temas que o questionário aborda, além da possibilidade de escolher as alternativas disponíveis, o participante pode acrescentar outras respostas que considerar mais indicada para o seu bem-estar na cidade.
No tema “Transparência e Participação Política, por exemplo, houve participantes que acrescentaram a resposta “gostaria que o voto não fosse obrigatório” e “ter mecanismos de retirar do cargo público de quem foi eleito pelo voto”. No tema “Meio Ambiente”, entre as alternativas sugeridas estão “políticas públicas para animais abandonados” e “incentivo fiscal para produtos e serviços ecologicamente corretos”.
Além da versão para pessoas com mais de 16 anos, há também o questionário formulado para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, que vem obtendo participação de muitos alunos da rede municipal de ensino. No total, até a manhã desta quarta, 23.100 crianças nesta faixa etária participaram.
Pelos resultados prévios, é possível traçar um perfil dos participantes. Do total de adultos participantes até agora, 52,29% estão empregados, 25,63% têm nível superior completo e 50,07% são solteiros. A faixa etária de maior participação é de 30 a 39 anos, com 22,65%. As mulheres são a maioria, com 58,84% dos questionários preenchidos.
Ainda com base nos resultados prévios, a região da cidade com maior participação é a Zona Sul, com 33,43%, seguida pela Zona Leste com 25,03%. Na divisão por subprefeitura em primeiro lugar ficou Pinheiros, com 7,56%, seguida da Sé (7,30%) e Butantã (6,69%). Todas as subprefeituras da cidade foram contempladas.
Entre as crianças e adolescentes, 13 e 12 anos foram as idades mais presentes, com 20,20% e 20,10%, respectivamente. A grande adesão dos alunos das escolas públicas (98%) foi incentivada pela parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que orientou professores a aplicarem os questionários nas aulas de Informática Educacional. E também entre o público mais jovem as mulheres tiveram maior participação: 52,7% do total, contra 47,30% dos homens.
Para participar do IRBEM, clique aqui