Movimento Nossa São Paulo convida sociedade civil a se manifestar aos parlamentares contra a liberação dos veículos de passeio a diesel
A tramitação do projeto de lei que libera a comercialização de veículos de passeio movidos a diesel no Brasil está avançando rapidamente no Senado. O projeto do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que altera o art. 8º da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, foi aprovado no dia 5 de agosto passado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto está sendo avaliado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Caso não haja nenhum recurso contrário por parte dos senadores, o projeto irá para a Câmara, sem necessidade de ser votado no plenário do senado. Se os deputados aprovarem, a lei irá para sanção presidencial.
Confira como está a tramitação do projeto
Conforme a legislação atual, que o projeto pretende mudar, apenas veículos pesados e comerciais podem utilizar o diesel, o que corresponde a 10% da frota no país. No entanto, essa pequena parcela da frota, devido ao alto teor de enxofre no diesel, é responsável por quase metade da emissões de material particulado fino, o mais nocivo à saúde, de acordo com estudos da Faculdade de Medicina da USP. A poluição provocada pelo diesel mata 6 pessoas por dia, somente na capital paulista, e gera custos de R$ 82,6 milhões com internações hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Região Metropolitana de São Paulo.
Para evitar mais mortes e internações, e também o aumento de emissões de gases que causam o aquecimento global, o Movimento Nossa São Paulo os cidadãos e a sociedade civil a se manifestar contra o projeto que amplia o uso do diesel pela frota de veículos.
De acordo com Maurício Broinizi, “é importante que a sociedade se manifeste contrária ao projeto o mais rápido possível, enviando e-mail para os senadores, em especial ao relator do projeto – Senador Delcídio Amaral e também aos deputados federais.”
Broinizi destacou que não se trata de uma manifestação contrária ao carro a diesel , mas, a favor da preservação ambiental e da saúde pública, já que o projeto incentiva o uso do diesel de péssima qualidade, além de permitir a ampliação da matriz energética proveniente do petróleo, para a qual já há alternativas menos nocivas à saúde das pessoas e do planeta, como o álcool, e outras que se encontram em desenvolvimento.
Veja a lista de e-mail dos senadores e deputados federais
Sugestão de carta para os parlamentares
Íntegra da carta aberta enviada no dia 22 de setembro (Dia Mundial Sem Carro) ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Senadores e Ministros.