Temperatura média de São Paulo sobe 2 graus em 69 anos

 

Estudo apresentado durante audiência pública sobre o PDE revelou ainda que a redução da vegetação tornou o ar mais seco e aumentou as tempestades

Em audiência pública especial sobre o projeto de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), realizada na quinta-feira (29/10), na Câmara Municipal de São Paulo, o professor da USP Augusto José Pereira Filho apresentou um estudo revelador sobre o que ocorreu com o clima da região entre 1936 e 2005. No período, segundo a pesquisa, a temperatura média no mês de julho subiu de 16 para 18 graus.

O estudo revela ainda que nos 69 anos pesquisados o ar se tornou mais seco, diminuiu a garoa, aumentou as tempestades e, óbvio, também a poluição. “O clima de São Paulo mudou e o efeito aqui é muito maior do que o efeito global”, informou Pereira Filho.

Ele explicou que as fortes chuvas na cidade são provocadas pela mistura entre o ar quente e seco da metrópole e os ventos frios e úmidos vindos do mar. “As tempestades de São Paulo ganharam a dimensão de uma tempestade da Amazônia”, comparou. 

Entre as razões apontadas pelo professor para explicar as alterações climáticas na cidade estão a redução da vegetação, o crescimento desordenado de São Paulo e a poluição. “O ambiente está dizendo que tem algo errado e todos nós somos culpados por esta situação.”

Representantes de diversas entidades da sociedade civil que participaram da audiência destacaram o importante papel que os especialistas da área acadêmica poderiam desempenhar na elaboração de leis para cidade, especialmente em relação ao Plano Diretor.

Na avaliação do vereador José Police Neto (PSDB), relator do projeto de revisão do PDE, o município tem um problema crônico que é a falta de um plano de desenvolvimento. “Falta uma orientação sobre a cidade que queremos daqui a 100 anos.”

Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Política Urbana, Carlos Apolinário (DEM), informou que as contribuições trazidas serão registradas e, posteriormente, colocadas no site da Câmara, onde já estão os relatos de todos os outros debates realizados sobre o tema. 

Veja o estudo sobre a evolução do clima na Região Metropolitana de São Paulo, de 1936 a 2005


REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo