Plenária regional discutiu excesso de veículos e de linhas de ônibus que circulam pelo Centro da cidade

 

A primeira plenária regional para a construção do Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis foi realizada nesta quinta-feira (5) e teve como foco a zona central da cidade. O encontro ocorreu no auditório da ONG Ação Educativa.

Cícero Yagi, do Movimento Nossa São Paulo, apresentou as propostas que foram recebidas por meio deste portal e que já estão sistematizadas.  Ele explicou a metodologia utilizada no trabalho e reforçou: “Mesmo as propostas que já são realidade em São Paulo foram consideradas. Isso é importante porque enfatiza as escolhas da população. Além disso, por meio das ideias que recebemos é possível ter uma visão geral de como as pessoas veem o problema da mobilidade na cidade”.

Na segunda parte do encontro os participantes discutiram sobre as propostas apresentadas e fizeram novas sugestões. A quantidade de carros que circula pelo centro de São Paulo e a falta de planejamento nas políticas de tarifação do transporte público e de distribuição de linhas foram as principais críticas. “Ninguém mais consegue andar pelo centro. Além dos carros, há uma série de linhas de ônibus que se aglomeram nas ruas da região, e isso é desnecessário”, comentou Marcos Galesi, do Movimento Respira São Paulo.

George Françoso, do Respira São Paulo, também criticou o excesso de veículos no centro da cidade e lembrou a importância do trólebus, que não tem nenhuma prioridade nas políticas públicas.

As plenárias regionais seguem até o próximo dia 11 de novembro e fazem parte da agenda do coletivo de organizações que está recebendo e sistematizando propostas para elaborar o plano de transportes. Veja o calendário abaixo.

O objetivo das plenárias regionais é incorporar propostas apresentadas pelos moradores das regiões e validar as já sistematizadas pelo coletivo, a fim de fortalecer as reivindicações populares e ampliar a força política com o poder público.

Na sistematização, o grupo de organizações vem trabalhando na sistematização das diversas propostas já existentes – algumas formuladas durante a mobilização para o Dia Mundial Sem Carro, outros projetos de especialistas e profissionais da área, assim como planos municipais de transportes formulados em anos anteriores. Todo o trabalho será concluído até o dia 17 de novembro.

Veja o calendário das plenárias regionais:

Região Data/Horário Local
Centro 5 de novembro, 19h

Auditório da Ação Educativa – rua General Jardim, 660 – Vila Buarque

Mapa – Clique aqui

Zona Sul 6 de novembro, 10h30

Paróquia Santos Mártires – rua Luís Baldinato, 09, – Jardim Angela

Mapa – Clique aqui

Zona Norte 9 de novembro , 19h

Colégio Nova Cachoeirinha (Unidade II), rua dos Patis, 141

Mapa – Clique aqui

Zona Oeste 10 de novembro, 19h30

Centro Cultural do Colégio Anna Tavares – Av. Fiorelli Peccicaco, 1571 – Perus

Mapa – Clique aqui

Zona Leste 11 de novembro, 19h30

CDC Tide Setúbal – rua Mário Dallari, 170 – Jardim São Vicente – São Miguel Paulista. Telefone: 2297.5969

Mapa – Clique aqui

 

REPORTAGEM: LUANDA NERA luanda@isps.org.br

Compartilhe este artigo