Após reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, governo anuncia que terá meta fixa para redução de CO2
O governo federal deverá levar uma meta numérica para redução de CO2 para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, anunciou ontem a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A meta poderá chegar até a 40%, segundo a ministra. Dilma acrescentou que a definição só ocorrerá em reunião no dia 14, marcada porque não houve acordo dentro do governo em reunião anterior.
O anúncio ocorreu no final da tarde após um encontro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), que também teve a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Durante a reunião do FBMC, Lula recebeu do coordenador executivo da campanha Tic TAc no Brasil, Aron Belinky, o abaixo-assinado com adesões de 38 entidades, inclusive do Movimento Nossa São Paulo, e de milhares de cidadãos.
O abaixo-assinado pede ao governo a defesa de medidas efetivas para combater o aquecimento global na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15).
Enquanto ocorria a reunião do fórum, representantes de organizações da sociedade civil fizeram uma manifestação que começou em frente ao Shopping Center 3, na Avenida Paulista, e seguiu para a calçada do prédio Banco do Brasil, onde estavam os integrantes do FBMC e Lula.
Utilizando faixas, megafone, e até o personagem de uma simpática vaca, os manifestantes queriam sensibilizar o governo para a campanha global Tic Tac e obter mais adesões ao abaixo-assinado.
Durante a mobilização desta segunda, foram coletadas mais centenass de assinaturas. Uma das participantes da mobilização desta segunda foi Walkiria Panicali, vocalista de uma banda de pop rock, que aborda o problema do aquecimento global em suas letras. Durante a mobilização, Walkria observou que as pessoas estão atentas ao problema. “A receptividade das pessoas foi boa, e todas as que demonstraram interesse em assinar, já estavam inteiradas do assunto”.
Até o momento, a campanha global obteve cerca de três milhões de assinaturas em todo o mundo, e 110.00 no Brasil. A meta é atingir 6 milhões até a CoP15, sendo 500.000 de brasileiros.
“A participação no abaixo assinado da TicTacTicTac é uma maneira que qualquer um de nós tem para fazer chegar até a COP-15 suas reivindicações, exigindo que determinações sérias e consistentes sejam acordadas, com o objetivo de orientar o esforço de toda a humanidade contra as mudanças climáticas”, explica Aron Belinky, coordenador executivo da campanha no Brasil.
REPORTAGEM: PAULA CREPALDI paula@isps.org.br