Resultados dos questionários do IRBEM serão divulgados em evento nesta terça


Zonas Sul e Leste lideraram a participação entre os adultos; após apresentação dos resultados, haverá debate

Os resultados da consulta pública do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) – serão apresentados em evento no Sesc Vila Mariana, no próximo dia 17 de novembro, das 10h30 às 12h30. Após a divulgação dos resultados, haverá um debate com jornalistas e especialistas que acompanham as questões da cidade. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail zuleica@isps.org.br.

Mais de 36 mil pessoas das 31 subprefeituras da cidade responderam os questionários com o objetivo de participar da elaboração do conjunto de indicadores que vai medir o bem-estar das pessoas em São Paulo.

Os questionários foram divididos em duas versões: uma para pessoas de 10 a 15 anos e outra para a faixa etária acima de 16 anos.

Do grupo de adultos que participou – mais de 11 mil pessoas – a maioria mora na Zona Sul, com 36% do total de respostas, seguida pela Zona Leste, com 25,03%, Zona Oeste, com 18,73%, Norte, com 11,74%  e Centro, com 7,48%.

Entre os adultos, 48% estão empregados, 22,9% têm nível superior completo e 46,5% são solteiros. As mulheres são a maioria, com 59,7% dos questionários preenchidos. A faixa etária de maior participação é de 30 a 39 anos, com 23,47%.

O objetivo da mobilização do IRBEM é construir um conjunto de indicadores que sirva para orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

Além de aspectos objetivos de condição de vida na cidade, como mobilidade e moradia, o questionário abordou questões subjetivas ligadas a valores pessoais e sociais, afetividade, sexualidade, religiosidade e participação política. 

Seguindo o cronograma previsto de construção do IRBEM, ainda no mês de novembro, haverá a aplicação da pesquisa Ibope com os paulistanos, em amostra proporcional aos vários segmentos da população. Para fazer a pesquisa, o Ibope vai selecionar os itens que foram mais citados nos questionários como os mais importantes para a qualidade de vida da população, para checar qual é o nível de satisfação e valorização em relação a eles. Em seguida, haverá a sistematização dos dados e a construção do IRBEM. O lançamento do conjunto de indicadores ocorrerá em janeiro, às vésperas do aniversário da cidade, comemorado no dia 25.

Compartilhe este artigo