A cidade deve receber 350 mil m² de nova sinalização horizontal em 2010. A promessa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é investir R$ 15,5 milhões nesse tipo de obra. Ao Ministério Público, a companhia informou que vai aplicar R$ 7,6 milhões para fazer a sinalização horizontal de 236.066 m² de vias até o fim deste ano.
Segundo a CET, a pintura de sinalização vem crescendo nos últimos anos – mas está menor este ano com relação a 2006. Até outubro de 2009, foram implantados mais 198 mil m² de sinalização horizontal e mais de 24,8 mil novas placas de sinalização.
Há três anos, foram sinalizados mais de 392 mil m² de vias. Mas, segundo o órgão de trânsito, o volume foi reduzido a partir de 2008, quando o processo de renovação e pintura de sinalização horizontal das vias da cidade se estabilizou.
A CET informou ter um cronograma de serviços e obras que é cumprido por equipes próprias e de empresas contratadas. Os serviços são realizados dentro de um planejamento mensal, que leva em conta as necessidades operacionais e de segurança, manutenção, solicitações dos moradores e projetos de emergência que surgem fora do planejamento.
Segundo a empresa, a cidade de São Paulo conta hoje com 2,4 milhões de m² de sinalização de solo (entre faixas de pedestres, balizamentos e faixas divisórias de fluxo), 340 mil placas de regulamentação e advertência e 5.956 cruzamentos com semáforos.