Mobilização pelo clima reunirá milhões de pessoas amanhã

 

No primeiro dia da conferência, líderes recebem mais de 10 milhões de assinaturas em apoio ao estabelecimento de um acordo

Neste dia 12, às 12h, uma nova mobilização da Campanha Tic Tac vai unir milhões de pessoas em todo o planeta para pressionar as autoridades que estão em Copenhague por um acordo concreto de redução das emissões de gases do efeito estufa. Será o próximo dia de Ação Global, chamado de “O Mundo quer um Acordo Pra Valer”. A mobilização contará com o apoio das 226 organizações parceiras da TicTacTicTac.

Duas ações simbólicas estão previstas: velas acesas em uma vigília em prol da vida humana no planeta e muros que serão pintados com mensagens das populações clamando por decisões efetivas para caminhar rumo a condições climáticas mais sustentáveis.

Até o momento, existem mais de 1.500 eventos já programados em mais de 110 países. Em São Paulo, a manifestação ocorrerá na Avenida Paulista, na calçada do Parque Trianon, no sábado, dia 12, ao meio-dia.

Em Copenhague, a ação culminará em uma vigília à luz de velas na conferência da ONU que contará com a presença do arcebispo Tutu Desmond. Além disso, os parceiros da campanha apresentarão às lideranças, as mensagens, vídeos, fotos das ações que ocorrem em todos os lugares do mundo.

Líderes receberam mais de 10 milhões de assinaturas em apoio a um acordo

As expectativas de mais de 10 milhões de pessoas que já incluíram seus nomes no abaixo-assinado foram entregues, nesta segunda (7/12), para as figuras-chave nas negociações climáticas: o Secretário executivo da UNFCCC Yvo de Boer, o Primeiro-ministro dinamarquês Lars Lokke Rasmussen e a presidente da COP15, a ministra do Clima dinamarquesa, Connie Herdegaard.

O presidente da TicTacTicTac e diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, disse que o tamanho da petição demonstrou a enorme vontade para que os líderes mundiais apóiem um acordo para as mudanças climáticas.

“O mundo tem se manifestado”, disse Naidoo. “Os líderes devem e podem fechar um acordo que vai salvar o clima. Um acordo que seja justo para as pessoas mais pobres e para os países que não causaram o problema, mas que mais sofrem com ele, algo ambicioso o suficiente para deixar um planeta seguro para todos nós e que seja legalmente vinculante e, que possa ser monitorado e ter metas verdadeiras que possam ser fiscalizadas.

Yvo de Boer, Lars Rasmussen e Connie Hedegaard aceitaram uma pequena construção feita por blocos de LEGO com uma mensagem sinalizando que eles deveriam aproveitar a evolução positiva das últimas semanas e promover a vontade política necessária nas negociações para chegar a um acordo que possa ser construído nas duas próximas semanas.

“Já possuímos os elementos (building blocks) por um acordo bem sucedido em Copenhague, o que falta é apenas vontade política. Obama, Merkel, Sarkozy e outros líderes de países industrializados devem mostrar aos milhões de pessoas, cujas as vidas estão em jogo, que eles vão cumprir as suas promessas e tomar as medidas necessárias para deter a crise climática”, disse Naidoo.

No momento da entrega, 15 jovens de todo o mundo levantaram grandes blocos que explicavam que “10 milhões de pessoas esperam um acordo justo, ambicioso e vinculante” demonstrando aos líderes que já possuímos todos os elementos necessários para um acordo de clima.

Leah Wickham, 24, do Fiji, disse na entrega, que é nessa cúpula que os líderes mundiais decidirão que tipo de futuro os jovens e as gerações vindouras terão.

“Estou confiante que os tomadores de decisão assinarão um acordo que signifique um mundo seguro para meus filhos”, disse Wickham. “Todas as esperanças e sonhos da minha geração estão em Copenhague”.

Compartilhe este artigo