“Começa a agenda da inspeção de 2010” – Jornal da Tarde

 

Donos de veículos com final de placa 1 podem marcar teste. Atrasados de 2009 têm até dia 31

Com dez endereços possíveis para a marcação dos testes, o agendamento para o calendário de 2010 da inspeção veicular ambiental começa amanhã para carros, motos, ônibus e veículos leves a diesel com final de placa 1.

Os testes, que serão realizados a partir de 1º de fevereiro, são agendados pela internet, pelo site www.controlar.com.br. O agendamento tem como base o cronograma de licenciamentos de veículos do Detran-SP e só é possível depois do pagamento de uma taxa de R$ 56,44 e a compensação bancária. O valor da tarifa não será mais devolvido pela Prefeitura, procedimento adotado em 2009.

Neste ano, toda a frota registrada na cidade, ou cerca de 6,5 milhões de veículos, será convocada. No último dia 31, a Controlar, concessionária que realiza os testes, inaugurou o posto de Pirituba, o primeiro da zona norte. Atualmente, o proprietário do veículo pode agendar também o teste para cinco endereços na zona leste, dois na zona sul e dois na oeste. A região central é a única sem centro de inspeção.

O objetivo do programa ambiental, que começou a ser implantado em São Paulo em 2008, é reduzir a emissão de poluentes por veículos e, dessa forma, reduzir a poluição do ar na capital.

Retardatários de 2009

Neste mês, além do início do agendamento do calendário de 2010, ocorrem as inspeções para quem perdeu o prazo do teste referente ao cronograma de 2009. Até dezembro, cerca de 1 milhão de veículos estavam nesta situação.

Pela lei municipal, o proprietário que ignorar o teste ambiental terá o licenciamento bloqueado de forma automática e está sujeito a uma multa de R$ 550.

Neste ano, a Prefeitura promete usar os radares com leitura automática de placas para multar os veículos que transitarem sem a inspeção veicular ambiental.

Compartilhe este artigo