“Construção de piscinões deve começar em maio” – O Estado de S.Paulo

 

Carolina Freitas

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou ontem que devem começar em maio as obras de construção de quatro piscinões na região do Anhangabaú, no centro – dois na Praça 14 Bis e dois na Praça da Bandeira. Na segunda-feira, a região ficou completamente alagada e o Túnel do Anhangabaú fechou por horas depois de uma forte chuva. De acordo com Kassab, a licitação deve ser concluída neste mês.

Na gestão José Serra (PSDB), uma obra do projeto teve início, para ampliar o Córrego Moringuinho. De acordo com Kassab, outros itens foram revistos, mas faltou verba. "A Prefeitura teria de dar uma contrapartida de 80% em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, no primeiro ano, a situação financeira era muito complicada."

EXCESSO DE ÁGUA

Em seis dias choveu na capital quase a metade do esperado para o mês todo. O índice acumulado de precipitações registradas desde a sexta-feira foi de 108,1 milímetros até anteontem, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O dado representa 45,2% do esperado para janeiro (239 milímetros). Ontem voltou a chover e o volume de água alagou bairros, deixou pessoas ilhadas e fez córregos transbordarem.

A zona leste e a região sudeste ficaram em estado de atenção das 15h35 às 18h50. O temporal da tarde alagou ruas de Cidade Tiradentes e de São Mateus, na zona leste. No Itaim Paulista, na mesma região, o Córrego Carioca, no limite com Itaquaquecetuba, transbordou. Apesar do volume de água, foram registrados apenas cinco pontos de alagamentos.

A Subprefeitura de Perus informou que cinco imóveis foram interditados na Rua Dedalion, anteontem, por causa de risco de desabamento. Rachaduras surgiram no asfalto e nas paredes das casas. O órgão investiga as causas.

As chuvas de segunda-feira danificaram quatro das seis escadas rolantes de acesso ao Terminal Bandeira, na região central, segundo a SPTrans. Até a tarde de ontem, funcionavam as escadas que dão acesso à Câmara Municipal e ao Largo de São Francisco. A manutenção já vistoriou os equipamentos e o conserto deve ser realizado só na quarta-feira.

Colaboraram Marcela Spinoza e Monica Pestana

Compartilhe este artigo