Afra Balazina
Norma do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de 2002 previa que os veículos pesados no Brasil deveriam usar um diesel menos poluente, com 50 partes por milhão de enxofre, chamado de S-50, a partir de janeiro deste ano. Hoje, porém, o diesel nas regiões metropolitanas tem, em geral, 500 partes por milhão do poluente. Nas demais regiões, o padrão usado fica em 1.800.
Como a norma não seria cumprida – as montadoras precisavam adequar os motores e a Petrobrás deveria fornecer o combustível -, foi feito um acordo que adiou por quatro anos o início do fornecimento de diesel mais limpo para a frota.
O acordo incluiu um cronograma da implantação do novo diesel, que teve início no ano passado com a distribuição para os ônibus do Rio e de São Paulo. E, a partir deste mês, passou a ser distribuído para as frotas da Região Metropolitana de São Paulo.
Os ônibus de Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre também passaram a receber neste ano o combustível mais limpo. A Petrobrás estima que 47.020 veículos recebam o diesel S-50 no País atualmente. Em 2011, outras regiões metropolitanas passarão a ter acesso ao combustível.
Para o consultor especialista em emissões Gabriel Murgel Branco, quando o diesel S-10 estiver na frota, o que deve ocorrer em 2012, haverá redução de 50% nas emissões de óxidos de nitrogênio.