O grau de satisfação do paulistano com a igualdade no acesso à educação, ao serviço de saúde e à oportunidade de trabalho e emprego é um dos temas da pesquisa encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo ao Ibope e que será apresentada em evento no dia 19 de janeiro. O nível de satisfação com a qualidade do ar, a política de reurbanização das favelas e o acesso à internet também estão entre as questões abordadas na pesquisa.
A avaliação do paulistano em relação ao bem-estar na cidade, que compõe o IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), é a novidade nos dados que o Movimento tem divulgado anualmente – às vésperas do aniversário da cidade – sobre a percepção que a população tem de São Paulo. Os aspectos relacionados ao bem-estar estão divididos em 25 temas e foram escolhidos com base na consulta pública realizada pelo Movimento Nossa São Paulo entre junho e outubro de 2009. A pesquisa on-line e a versão impressa teve resposta espontânea e não proporcional à distribuição da população por região.
Os itens mais assinalados na consulta pública como importantes para a qualidade de vida foram verificados pelo Ibope, desta vez em um recorte proporcional ao perfil e número de moradores por região.
O levantamento também reúne dados sobre a confiança da população nas instituições, a satisfação com os serviços públicos e a administração municipal e a percepção sobre a segurança na cidade. Ao todo, foram entrevistadas 1.512 pessoas.
O lançamento da pesquisa Nossa São Paulo/Ibope será realizado no próximo dia 19 de janeiro, às 10h, no Sesc Consolação.
O evento contará com a presença de especialistas para comentar os diversos temas da consulta pública. Já confirmaram presença o ex-ministro da saúde e cardiologista Adib Jatene; Maria Vitória Benevides, cientista social, diretora da Escola de Governo e professora da USP; Maria Alice Setúbal, educadora e presidente do Cenpec e diretora-presidente da Fundação Tide Setubal;o economista Ladislau Dowbor, o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim e João Ribas, do Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência do Serasa SP. A psicanalista Maria Rita Kehl também foi convidada. Os interessados em participar do evento devem enviar e-mail para zuleica@isps.org.br.
Serviço:
Lançamento da pesquisa Nossa São Paulo/Ibope
Quando: 19 de janeiro, às 10h
Onde: Teatro Anchieta do Sesc Consolação. Rua Dr Vila Nova, 241, Centro
Interessados em participar devem enviar e-mail para zuleica@isps.org.br.
Veja a apresentação com os resultados da consulta pública
Leia a notícia: Movimento Nossa São Paulo apresenta resultados da primeira fase do IRBEM