Câmara Municipal terá R$ 36,8 milhões para gastar em comunicação este ano

 

Orçamento é seis vezes maior do que o aprovado para 2009. Vice-presidente diz que ampliação do gasto possibilitará a divulgação de todas as atividades da Casa, incluindo as audiências publicas

Do total de R$ 399,6 milhões previstos no orçamento da Câmara Municipal de São Paulo para este ano, R$ 36,8 milhões serão destinados a gastos com comunicação. O valor reservado para a área é seis vezes maior do que o aprovado para 2009 (R$ 6 milhões). Grande parte do aumento da verba será destinada à contratação de uma empresa de publicidade, que segundo o vice-presidente da Casa, vereador Dalton Silvano (PSDB), visa “divulgar todas as atividades do Legislativo paulistano, incluindo as audiências públicas”.   

A primeira fase da licitação para a contratação da empresa ocorreu nesta terça-feira (2/2), quando cinco agências de publicidade apresentaram proposta para realizar o trabalho. Na segunda fase, será avaliada a competência técnica das empresas habilitadas – cada uma delas elaborou uma campanha fictícia para divulgar a Câmara Municipal. O último item a ser analisado no processo de licitação, que deverá demorar ainda algumas semanas, será o preço apresentado pelas agências. O gasto previsto pelo Legislativo paulistano para a contratação da empresa é de cerca de R$ 17 milhões.

O aumento na verba de comunicação foi aprovado pelos vereadores, quando houve a votação do orçamento da cidade, no final do ano passado. Entretanto, ao ser informado que a primeira fase da licitação para a contratação da empresa de publicidade foi realizada, o líder do PT, vereador João Antonio, afirmou que irá acompanhar os gastos com a publicidade da Casa. “Defendo que as audiências públicas que tratem de assuntos de interesse da sociedade tenham maior divulgação, se possível no rádio e na televisão. Se o dinheiro for gasto para isso, eu sou a favor”, explicou.

O receio das entidades que acompanham o trabalho da Câmara é que a ampliação da verba de comunicação seja utilizada apenas para fazer propaganda da Casa e dos parlamentares – 23 dos 55 vereadores já declararam que pretendem se candidatar nas eleições deste ano – e não para levar mais informações à sociedade e facilitar a participação dos cidadãos nos debates ali realizados.

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

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