Nossa São Paulo ganha GT para propor e acompanhar políticas de mobilidade

 

O Movimento acaba de formar um novo grupo de trabalho, o GT Mobilidade Urbana. O grupo teve a primeira reunião na terça-feira passada (2/2). A reunião contou com a participação de mais de 20 pessoas, muitas delas já haviam participado das ações para o Dia Mundial Sem Carro e das reuniões para a construção de um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis. O GT foi estruturado em 4 subgrupos: Interlocução Política e Políticas Públicas; Pesquisa; Sistematização; e Comunicação e Atividades de Mobilização.

Os desafios do grupo são grandes para 2010. Na pesquisa do IRBEM – Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município – o tema “Transporte/trânsito (mobilidade)” recebeu nota 4 de satisfação, ficando entre os temas mais mal avaliados do levantamento. Não é para menos, o paulistano gasta por dia em média, mais de 2 horas no trânsito, de acordo com pesquisa Ibope do dia Mundial Sem Carro 2009.

Os prejuízos também são financeiros. Os congestionamentos custam para a cidade cerca de R$ 33 bilhões, segundo estudos da FGV, considerando o que a população empregada deixa de produzir mais os gastos com combustível e os problemas de saúde causados pela poluição.

A proposta é que, a partir de agora, a mobilização por um transporte público de qualidade e melhores condições de mobilidade para todos em São Paulo não fique restrita a um só dia, o 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. O assunto precisa ser tratado como prioridade durante o ano todo. O novo GT vai acompanhar as políticas públicas, apresentar propostas e continuar incentivando a população a adotar novos hábitos e a participar das campanhas.

Aqueles que desejarem participar do grupo devem entrar em contato pelos seguintes endereços eletrônicos: andrea@isps.org.br; mauricio@isps.org.br.

Compartilhe este artigo