“Rio Tietê terá verba para piscinões e canalização” – Jornal da Tarde

 

Rodrigo Burgarelli e Julia Duailibi

O governo estadual vai aumentar em R$104,4 milhões a verba destinada à recuperação, conservação e manutenção da bacia do Alto Tietê neste ano, segundo a Secretaria de Estado de Saneamento e Energia. O valor corresponde a um acréscimo de mais de 50% na quantia já alocada para estes fins em 2010 (R$200,6 milhões).

A decisão irá bancar um plano de trabalho elaborado após um estudo de cinco meses no Alto Tietê, área que compreende diversos municípios da Grande São Paulo. A ideia é finalizar quatro piscinões que já estão em obras, construir dois até o primeiro semestre 2011 e fazer o projeto executivo de mais oito, além de canalizar córregos da região, aumentar o recolhimento de lixo no fundo dos rios em 150%, desfazer aterros irregulares e remover mais de 1.300 famílias. O pacote de licitações das obras será lançado até março.

As medidas foram anunciadas ao mesmo tempo em que a Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat) pedia ao governo para desassorear o rio Tietê acima da barragem da Penha. “Um dos grandes problemas é a falta de limpeza do alto curso”, disse o presidente da Amat e prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra.

Em 2009, foram retirados 400 mil metros cúbicos (m³) de sedimentos, mas só na área abaixo da barragem da Penha. Neste ano, a remoção irá ocorrer no alto curso e afluentes, o que deverá aumentar o volume para 1 milhão de m³.

O governo paulista estuda a possibilidade de comprar geladeiras e fogões para as famílias que perderam bens nas enchentes. A ideia está em debate na cúpula da administração estadual. Serra teria demonstrado interesse.

Compartilhe este artigo