A pesquisa “Barômetro Ambiental”, realizada nas maiores capitais brasileiras, apontou que cerca de 66% dos eleitores decidirão seus votos levando em conta o posicionamento dos candidatos em relação às mudanças climáticas
Débora Spitzcovsky
Os furacões extratropicais no sul do país, os alagamentos e chuvas torrenciais em Belo Horizonte e São Paulo, o radicalismo da seca no nordeste e as temperaturas cada vez mais extremas em todo o país parecem estar mudando a forma de pensar do eleitor brasileiro.
Segundo a pesquisa “Barômetro Ambiental”, realizada pela Market Analysis nas nove principais capitais brasileiras, dois em cada três brasileiros irão às urnas nas próximas eleições levando em conta o posicionamento dos candidatos em relação às mudanças climáticas.
E mais: a pesquisa apontou que os jovens são os mais interessados no assunto. 73% das pessoas que têm entre 18 e 24 anos garantem colocar as questões climáticas no topo de suas exigências eleitorais, enquanto 52% dos entrevistados entre 55 e 69 anos afirmam se preocupar com isso na hora de votar. De acordo com a pesquisa, o dado significa um “corte geracional”, quando o assunto são as mudanças climáticas.
Além disso, segundo o estudo, as mulheres estão mais ligadas no tema: 68% delas votarão em 2010 pensando no clima do planeta, contra 64% dos homens entrevistados.
A pesquisa ainda elegeu a classe econômica e a região brasileira mais conscientes. Segundo ela:
– as cidades do nordeste (Recife, com 86%, e Salvador, com 75%) são as que possuem mais eleitores que aderem a plataformas políticas sobre mudanças climáticas;
– Brasília é a região menos preocupada com o assunto: apenas 50% dos votantes levam o clima em consideração, percentual que ficou abaixo da média nacional, de 66%;
– as classes média e média baixa são as mais sensibilizadas pelas questões climáticas
– e a elite econômica do país foi a que demonstrou menor receptividade às candidaturas que colocam a questão ambiental no centro do debate eleitoral.
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Segundo a pesquisa “Barômetro Ambiental”, realizada pela Market Analysis nas nove principais capitais brasileiras, dois em cada três brasileiros irão às urnas nas próximas eleições levando em conta o posicionamento dos candidatos em relação às mudanças climáticas.
E mais: a pesquisa apontou que os jovens são os mais interessados no assunto. 73% das pessoas que têm entre 18 e 24 anos garantem colocar as questões climáticas no topo de suas exigências eleitorais, enquanto 52% dos entrevistados entre 55 e 69 anos afirmam se preocupar com isso na hora de votar. De acordo com a pesquisa, o dado significa um “corte geracional”, quando o assunto são as mudanças climáticas.
Além disso, segundo o estudo, as mulheres estão mais ligadas no tema: 68% delas votarão em 2010 pensando no clima do planeta, contra 64% dos homens entrevistados.
A pesquisa ainda elegeu a classe econômica e a região brasileira mais conscientes. Segundo ela:
– as cidades do nordeste (Recife, com 86%, e Salvador, com 75%) são as que possuem mais eleitores que aderem a plataformas políticas sobre mudanças climáticas;
– Brasília é a região menos preocupada com o assunto: apenas 50% dos votantes levam o clima em consideração, percentual que ficou abaixo da média nacional, de 66%;
– as classes média e média baixa são as mais sensibilizadas pelas questões climáticas
– e a elite econômica do país foi a que demonstrou menor receptividade às candidaturas que colocam a questão ambiental no centro do debate eleitoral.