“Sabesp identifica mais de 17 mil fraudes na rede de abastecimento em 2009” – Portal Envolverde

 

Cerca de 3,5 bilhões de litros de água foram desviados por "gatos" na Grande São Paulo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) identificou mais de 17 mil fraudes na rede de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo em 2009. O volume de água desviado pelos "gatos" foi de pouco mais de 3,5 bilhões de litros, o suficiente para abastecer por um mês uma cidade de 650 mil habitantes. Com a descoberta das irregularidades e a negociação com os fraudadores, a companhia conseguiu recuperar um montante de R$ 18,5 milhões que haviam deixado de ser faturados.

As irregularidades variam entre sutis intervenções no hidrômetro a ligações subterrâneas em que tubulações são conectadas diretamente à rede de abastecimento, dificultando a sua identificação por parte da empresa.

No acumulado do ano, das 17.296 detectadas, quase 82% (14.534 casos) localizavam-se em imóveis residenciais e 10% (1.740), em comerciais. O levantamento ainda identificou 200 irregularidades em indústrias (1%) e 1.285 (7%) em empresas. Das fraudes, o tipo mais comum foi o de violação de hidrômetro, com 9.217 casos. As ligações clandestinas chegaram a 6.258.

Esse tipo de irregularidade causa grandes prejuízos à população. Uma única fraude é suficiente para comprometer o abastecimento de um setor inteiro. As ligações clandestinas, por exemplo, provocam vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população. Os "gatos" também podem ser a origem de infiltrações, que comprometem a estrutura dos imóveis, causando, inclusive, desabamentos.

O trabalho dos Caça-Fraudes, como são chamadas as equipes que realizam o serviço, ganhou fôlego nos últimos dois anos. Em 2008, 21.165 irregularidades haviam sido descobertas, com um volume de 5,4 bilhões de litros de água desviado. Cerca de R$ 26 milhões foram recuperados pela empresa. O trabalho é estratégico para a companhia, pois garante o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população.

O consumidor flagrado terá de pagar o correspondente à sua média histórica de consumo pelo período de irregularidade apurado. A dívida poderá ser parcelada de acordo com avaliação feita pela Sabesp. Em casos de reincidência, a empresa poderá abrir um Boletim de Ocorrência (BO) contra o fraudador.

Conheça as principais irregularidades:

Hidrômetro Violado
Colocação de objeto (agulha, prego, etc.) no Disco Indicador de Volume, impedindo a marcação do volume de água.
Fraudes: 9.217 (53,29%)

Ligação clandestina
Quando é feita ligação direta do ramal da rede de abastecimento sem que a água passe pelo hidrômetro.
Fraudes: 6.258 (36,18%)

Hidrômetro invertido
Quando o hidrômetro está instalado em posição invertida, diminuindo a marcação do consumo.
Fraudes: 1.123 (7,07%)

By Pass
Ligação feita antes do hidrômetro que evita que o aparelho meça o volume consumido.
Fraudes: 598 (3,46%)

(Envolverde/Sabesp)

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