A comercialização de veículos de passeio movidos a diesel será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em data a ser agendada, de acordo com requerimento do Senador Eduardo Supliy (PT-SP), aprovado em reunião desta terça-feira (16/3). Está sob análise da comissão um projeto de lei do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que permite a venda de carros a diesel no Brasil, e que foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em agosto do ano passado.
A pedido de Suplicy (PT-SP), devem ser convidados para a audiência os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Saúde, José Gomes Temporão; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider; o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), Haroldo Lima; o representante do Movimento Nossa São Paulo, Oded Grajew; e o professor Paulo Hilário Nascimento Saldiva, da Faculdade de Medicina de São Paulo.
O problema de ampliar o uso do diesel no país é a grande concentração de enxofre no combustível brasileiro, o que torna ainda pior o ar das grandes cidades. De acordo com estudos do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP, das 110 mortes por causas naturais na região metropolitana 12 a 14 são conseqüências do diesel. Em São Paulo, a alta concentração de enxofre é responsável pela morte de 3 mil paulistanos por ano, segundo o médico Paulo Saldiva, pesquisador do laboratório.
A concentração de enxofre no Brasil é de 500 partes por milhão nas grandes cidades e de 1.800 no interior. Uma resolução do Conama de 2002 previa a redução do enxofre no combustível brasileiro para 50 ppmS em janeiro deste ano. Mas um acordo liderado pelo ministério público, envolvendo a Petrobrás, as montadores e a Cetesb adiou por quatro anos a distribuição do diesel mais limpo.
Com o objetivo de pressionar as autoridades e alertar a população sobre a necessidade de antecipar a distribuição do diesel mais limpo, o Movimento Nossa São Paulo tem participado de várias mobilizações e promovidos eventos com debate sobre o tema.