Movimento e vereadores constroem agenda comum para debater transporte e mobilidade

 

Ideia foi aprovada durante diálogo entre grupo de trabalho do Movimento Nossa São Paulo e a Comissão de Transporte da Câmara Municipal

Os vereadores que integram a Comissão de Transporte da Câmara Municipal de São Paulo e o grupo de trabalho (GT) Mobilidade Urbana, do Movimento Nossa São Paulo, decidiram construir, em conjunto, uma agenda para debater propostas para melhorar o trânsito, o transporte público e a mobilidade das pessoas na cidade. Este é primeiro resultado do diálogo que vem sendo mantido entre o GT e os parlamentares e foi acertado na reunião ocorrida nesta quarta-feira (17/3).

No encontro, que contou com a presença dos vereadores Juscelino Gadelha (PSDB), Senival Moura (PT) e Wadih Mutran (PP), além de representantes de outros integrantes da comissão, o GT Mobilidade Urbana propôs a realização de seminários sobre um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis, que a cidade necessita, mas ainda não tem.

“Houve paralisação na construção dos corredores de ônibus e se fala agora na implantação do VLT [Veículo Leve Sobre Trilhos], mas não conseguimos ter claro para onde caminha o transporte da cidade”, afirmou Maurício Broinizi, integrante do GT, para ressaltar a necessidade de um plano municipal para a área. “São Paulo não comporta mais o número de veículos nas ruas e se nada for feito a cidade vai travar”, alertou.

O grupo também apresentou outros pontos de pauta que pretende sejam discutidos entre o Legislativo e a sociedade civil, como o Fundo Municipal de Trânsito, a implantação do Conselho Municipal de Transportes e uma Campanha Pelas Calçadas, com foco na conservação e na acessibilidade.

Em resposta, o presidente da comissão, Juscelino Gadelha, que já havia se reunido recentemente com o GT, gostou da proposta. “Eu topo realizar os seminários e, ao final do processo, podemos apresentar uma proposta sobre mobilidade urbana para o Executivo”, previu. Os vereadores Senival Moura e Wadih Mutran também concordaram em realizar os debates.

Nova reunião entre o Movimento e a comissão foi agendada para o próximo dia 31/3, quando alguns temas da pauta apresentada deverão ser aprofundados – como o problema das calçadas da cidade –, e a agenda de debates e atividades começará a ser definida de comum acordo.

Além de Juscelino Gadelha (PSDB), Senival Moura (PT) e Wadih Mutran (PP), a Comissão de Transportes da Câmara Municipal é formada por Quito Formiga (PR), Marcelo Aguiar (PSC), Marta Costa (DEM) e Goulart (PMDB). 

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo