Na véspera do programa de metas da capital paulista completar um ano, a prefeitura divulgou nesta terça (30/3) o segundo balanço semestral da Agenda 2012 – Programa de Metas da Cidade de São Paulo, correspondente ao período de julho a dezembro de 2009, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento.
De acordo com notícia divulgada no site da Agenda 2012, 94,6% das metas haviam sido iniciadas até dezembro. O andamento da execução das 223 metas pode ser acompanhado por todos os cidadãos pelo site da Agenda 2012.
Segundo informações divulgadas pela assessoria da prefeitura, a Secretaria de Planejamento criou um sistema gerencial por meio do qual técnicos de todas as pastas vão atualizar as informações em um banco de dados. Com a alimentação das informações por parte dos técnicos, a prefeitura promete, a partir de abril, fazer a atualização mensal das metas. Também em abril, a secretaria pretende divulgar o relatório anual da Agenda 2012 com os primeiros indicadores de desempenho.
O programa de metas foi lançado em 31 de março de 2009 em cumprimento à Emenda 30 à Lei Orgânica do Município, que foi aprovada na Câmara Municipal graças à mobilização do Movimento Nossa São Paulo. O plano de gestão reúne 223 metas da administração municipal em todas as áreas de governo que devem ser cumpridas até 2012 e está dividido em cinco eixos principais (Cidade de Direitos, Cidade Sustentável, Cidade Criativa, Cidade de Oportunidades e Cidade Eficiente) e um eixo transversal (Cidade Inclusiva).
De acordo com Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do Nossa São Paulo, “o processo” de divulgação do programa da prefeitura “é importante para a mudança da cultura política da gestão pública e dos cidadãos no cumprimento das metas.”