Espaço deve ser ampliado para outras 44 unidades em SP
THAIS BILENKY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Idosos se exercitavam ao ar livre no CEU (Centro Educacional Unificado) do Campo Limpo enquanto o prefeito Gilberto Kassab (DEM) inaugurava, no andar de cima, a primeira academia municipal gratuita.
O secretário de Educação, Alexandre Schneider, disse que vai estudar a ampliação do projeto para as outras 44 unidades do CEU conforme o andar do projeto piloto. Não há prazo para a ampliação do projeto para as outras unidades.
Técnicos da ONG parceira da prefeitura, Instituto Fitness Brasil, capacitaram 120 professores de educação física da rede pública. Segundo o instituto, o objetivo é o bem-estar dos alunos e não o aumento de massa muscular dos estudantes.
A ONG introduziu o software "MTF-1 personal training e musculação", que mede o desempenho dos alunos com base em indicadores de massa corporal. Schneider afirmou que médicos da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, acompanharão o desempenho dos alunos.
Kassab disse que o CEU vai atender a população que não pode pagar uma academia particular. O espaço, com capacidade para 600 pessoas, abrirá 200 vagas para maiores de 15 anos, e, de acordo com a prefeitura, vai ampliar as vagas para os usuários. Os interessados que tiverem carteirinha do CEU Campo Limpo podem se inscrever a partir do dia 15.
A ONG arrecadou doações dos equipamentos -"de última geração", nas palavras do secretário. São 63 equipamentos no total, o que permitirá que, ao longo do dia, cerca de 600 pessoas frequentem o local.
A empresa Movement doou esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de musculação. A Physicus forneceu halteres e colchonetes, e a Sanny, instrumentos de avaliação física, como fita métrica e medidor de pressão arterial. Todos os equipamentos são novos.
Para o secretário de Educação, "o objetivo, mais do que o lazer, é melhorar a saúde". Schneider falou que a mãe que levar a criança à escola no CEU poderá se exercitar, com auxílio dos "melhores profissionais do mercado". A prefeitura pretende aplicar o conceito "wellness", "para alcançar bem-estar, divertimento e boa condição física", define, "com a qualidade das grandes redes de academia do país".