Câmara discute coleta seletiva de materiais e situação de moradores de rua

 

Ameaça à implantação de 10 centrais de triagem de materiais recicláveis e dificuldades da população em situação de rua serão temas de dois eventos nesta quinta (29/4)

Em dois encontros agendados pela Câmara Municipal de São Paulo para esta quinta-feira (29/4), quase no mesmo horário – um às 10 horas e outro às 10h30 –, serão debatidos dois temas de interesse da cidade. No primeiro, os vereadores da Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua irão ouvir os representantes do segmento sobre os problemas que vivenciam no dia a dia e discutir possíveis soluções. No segundo, o assunto em pauta é a ameaça que paira sobre o projeto de implantação de 10 centros de triagem de materiais recicláveis com dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

A reunião para ouvir os moradores de rua dá inicio aos trabalhos da frente, que foi instalada no dia 14 de abril sob a presidência do vereador Chico Macena (PT). Na ocasião, os parlamentares decidiram também fazer uma caminhada pelo centro da capital paulista em companhia de lideranças desta população e, posteriormente, convidar a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antônio, para que ela compareça à Câmara e explique as ações que estão sendo feitas nesta área. As datas para a realização das duas atividades ainda não foram definidas.

Leia também: Problemas dos moradores de rua serão debatidos na Câmara Municipal

O encontro destinado a discutir as dificuldades que os catadores estão encontrando para que os 10 galpões de triagem saiam do papel foi marcado pelo vereador Ítalo Cardoso (PT). Segundo as lideranças dos catadores, a Prefeitura de São Paulo não estaria se empenhando para cumprir a sua parte no convênio – os equipamentos seriam implantados em parceria pelos governos municipal e federal. O Executivo municipal, por sua vez, alega que não existem terrenos disponíveis nas regiões onde os galpões deveriam ser instalados.

Até o momento, apenas dois locais foram apresentados pela Prefeitura. Outros três estariam sendo confirmados em “caráter excepcional”, mesmo não cumprindo todas as exigências iniciais. De acordo com cronograma do projeto, as obras dos dois primeiros galpões terão que ser iniciadas até o dia 3 de julho deste ano e os demais até dezembro. Caso isto não ocorra, os catadores irão perder R$ 6,194 milhões reservados pelo PAC para os equipamentos.

A assessoria do vereador Ítalo Cardoso informou que, para o debate, foram convidados representantes da Caixa Econômica Federal, (Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e Departamento de Edificações (Edif). 

Serviço:
Reunião com a Frente Parlamentar por Políticas Públicas para a População em Situação de Rua
Data: nesta quinta-feira, dia 29 de abril
Horário: às 10 horas
Local: Salão Nobre (8º andar da Câmara Municipal de São Paulo)

Encontro para a Discussão da Construção de Galpões de Triagem para Coleta Seletiva
Data: nesta quinta-feira, dia 29 de abril
Horário: às 10h30
Local: Sala Luiz Tenório de Lima (1º subsolo da Câmara Municipal de São Paulo)

 

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo