Dayanne Sousa
A prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta (6) um novo planejamento urbano que prevê a demolição do elevado Costa e Silva, o popular Minhocão. Um estudo feito em conjunto por várias Secretarias indica a possibilidade de dar fim à montanha de concreto que liga as zonas leste e oeste da cidade. Para o urbanista Nabil Bonduki, relator do Plano Diretor da cidade em 2002, a decisão pode culminar em "desastre".
– Eu acho um problema a demolição do Minhocão a curto prazo por uma prefeitura e um Estado que estão alargando o sistema viário. Se demolir o Minhocão, certamente vai ser para construir alguma outra coisa, para fazer uma outra obra viária. E aí é um desastre.
A prefeitura não dá muitos detalhes sobre a discussão, mas a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano mencionou que as ideias incluem a substituição do Minhocão por outros "sistemas viários estratégicos".
O Minhocão é uma pista de automóveis elevada por colunas que passam por cima de avenidas da cidade, sobretudo a Amaral Gurgel. Em alguns trechos, a construção fica grudada com janelas de prédios vizinhos. Construído nos anos 70, o elevado se transformou rapidamente em uma das soluções mais problemáticas do trânsito da cidade. Desde 1989, quando Luiza Erundina assumiu a prefeitura, a demolição é pensada. Na época, decidiu-se pelo fechamento das pistas nos finais de semana e em alguns horários da noite. Para Bonduki, que participou da gestão Erundina como Superintendente de Habitação Popular, o Minhocão só não fará falta se a cidade tiver mais opções de transporte público.
Leia a entrevista:
Terra Magazine – Você concorda com a demolição do Minhocão?
Nabil Bonduki – Eu acho que o Minhocão é uma excrescência dentro da cidade, isso não tem dúvida nenhuma. É uma coisa que nunca poderia ter sido construída. Ele é fruto de um período autoritário. Na época que o prefeito Paulo Maluf resolveu fazer, ele não consultou ninguém e fez. Portanto, que é necessário demolir, eu não tenho a menor dúvida. Agora, ele está aí e está cumprindo uma função que eu considero que precisa ser tornada desnecessária. Por que ele está funcionando como um eixo viário que desempenha um papel. A necessidade dele precisa ser diminuída pela criação de alternativas de transporte coletivo que diminuam a necessidade de automóvel.
Existem propostas para substituir o Minhocão?
No atual quadro, a demolição dele vai certamente acabar tendo como desdobramento propostas de outras alternativas viárias. Já ouvi falar de demolir o minhocão e fazer um túnel no mesmo lugar. A questão é que eu considero realmente inadequado se a opção ao minhocão for fazer um túnel, fazer mais gastos em sistema viário. A cidade deveria investir tudo o que ela tem de capacidade de investimento em transporte coletivo. Então eu acho que um estudo desses precisa ser analisado. Embora a médio e longo prazo eu considere inevitável a demolição do minhocão, ela não pode ser feita enquanto não houver uma alternativa de transporte coletivo que permita ele não precisar ser suprido por um outro sistema viário.
Então você acha que a demolição do Minhocão só é viável a longo prazo? O que se pode fazer a curto prazo?
Eu acho um problema a demolição do Minhocão a curto prazo por uma prefeitura e um Estado que estão alargando o sistema viário. Acabaram de fazer pistas novas na Marginal, Rodoanel, está se falando em fazer um túnel ali na Água Espraiada. Quer dizer, uma série de coisas desenvolvidas para automóvel. Se demolir o Minhocão, certamente vai ser para construir alguma outra coisa, para fazer uma outra obra viária. E aí é um desastre, você vai gastar dinheiro no que não é prioridade.
Por que o Minhocão é tão importante para o trânsito da cidade?
Não acho que ele seja vital, só que ele está funcionando e faz parte do sistema viário da cidade. Ele faz a ligação leste-oeste. A cidade de São Paulo tem um eixo norte-sul que começa na Avenida Santos Dummond, vai até a Zona Norte, vem pela Tiradentes, passa pelo Anhangabaú e vai pela Nove de Julho e Vinte e Três de Maio. E tem o sistema leste-oeste, que vem da Radial Leste, passa no Minhocão, e continua pela São João e faz a ligação com a Zona Leste da cidade. Essas ligações são fundamentais para a cidade. Você pode não ter o Minhocão, mas tem que ter algum sistema que faça a ligação leste-oeste. O Minhocão é um desastre, mas cumpre esse papel.
Como o transporte público cumpriria, então, essa função de fazer a ligação leste-oeste?
Por exemplo, hoje a ligação leste-oeste está totalmente estrangulada. Precisa de outras vias que façam a ligação, vias de transporte coletivo. Pra você poder ter alternativas ao metrô que está lá. Nós vamos ter que ter um sistema melhor que hoje. A Marginal poderia ser um sistema de ligação leste-oeste por meio do transporte coletivo, mas foi feito uma obra só para automóvel. Criaram três pistas novas na Marginal, mas só para automóvel. Não tem uma ligação rápida na Marginal, que poderia ser um metrô de superfície ou um veículo leve sobre trilhos.
Seria possível criar outra alternativa de transporte no mesmo lugar do Minhocão?
É possível ter soluções intermediárias. A curto prazo, por exemplo, a substituição por uma linha de transporte coletivo no Minhocão, reduzindo com isso o barulho, fazendo um sistema mais silencioso e menos poluente que o automóvel. São alternativas que não indicam necessariamente a destruição dele. Aí você reduziria uma parte do impacto que ele tem hoje, Poderia se criar junto a ele uma ciclovia, uma área plantada. Criar alguma coisa que reduziria o número de vias ali, tiraria os automóveis e faria algumas estações confortáveis. Uma coisa que seria mais ou menos como é o Minhocão no aos finais de semana, com um sistema exclusivo de transporte coletivo que não faça ruído e que permita o deslocamento das pessoas. Isso seria uma alternativa a curto prazo. Alguém poderia falar assim: "ah, mas tem o metrô embaixo", só que o metrô chega só até a Barra Funda e não cumpre o papel de ligar integralmente a Zona Oeste com a Zona Leste da cidade. E além do mais ele já está congestionado.
E por que o Minhocão foi um erro?
O Minhocão foi uma cicatriz na cidade. Naquela época, na década de 70, todo o esforço deveria ter sido concentrado no transporte coletivo. Não foi só o Minhocão, foram vários equívocos daquele período. Ele tem lógica dentro da lógica do automóvel. Naquela época, inclusive, não houve nenhuma preocupação de não construir uma coisa que não destruísse uma avenida da cidade. Por que a Avenida Amaral Gurgel está completamente comprometida, né?
Terra Magazine