Campanha pela Ficha Limpa mobiliza sociedade a pressionar deputados

 

Nesta terça-feira (11/5) à noite, está prevista a última votação do projeto de lei de iniciativa popular, o Ficha Limpa, na Câmara dos Deputados. Nesse dia, serão votados os nove destaques (alterações) restantes, apresentados ao projeto.

Participe da campanha pela aprovação do texto sem alterações, clique aqui

A aprovação do texto integral do projeto pelos deputados na terça-feira passada (04/05) e a rejeição, por maioria, dos três destaques votados na quarta (05/05) ocorreram devido à mobilização do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) com o apoio de inúmeras organizações da sociedade civil e de cidadãos.

As entidades entendem que os deputados devem rejeitar as alterações apresentadas (12 destaques no total) pelos deputados ao projeto de iniciativa popular. A pior delas retira crimes ambientais do projeto de lei, permitindo que políticos envolvidos na violação do direito ambiental possam permanecer no poder.

Se o projeto Ficha Limpa for aprovado na Câmara sem alteração, com a derrota de todos os 12 destaques apresentados, chega com força ao Senado. Casa que já sinalizou o compromisso de votá-lo rapidamente e sem nenhuma alteração.

O MCCE orienta as organizações e cidadãos a continuarem a mobilização para sinalizar aos deputados que devem rejeitar alterações ao projeto- seja por meio de ligações, visitas e mensagens de e-mail aos parlamentares, inclusive dos estados. Nesta terça, o objetivo é lotar a galeria do plenário da Câmara e a realização de vigílias pelas cidades brasileiras pela aprovação do projeto.

Até agora, a campanha já reuniu 4 milhões de assinaturas em favor da aprovação do texto.
Confira os destaques que serão votados

Participe da campanha pela aprovação do texto sem alterações, clique aqui

Compartilhe este artigo