Em fase de tramitação no Senado Federal, o projeto de lei da Ficha Limpa enfrenta uma nova fase, que exige a permanente mobilização da sociedade. Por esta razão, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) espera que a sociedade continue enviando e-mails e procurando os parlamentares, a exemplo do que aconteceu a partir da chegada da iniciativa à Câmara dos Deputados em setembro de 2009.
Nesta quarta-feira (19/05), o projeto, aprovado pelos deputados sem emendas, será apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. A expectativa do MCCE é que a votação aconteça nos próximos dias, garantido que a sanção presidencial aconteça a tempo da lei valer nas eleições de 2010.
Os cidadãos que quiserem manifestar aos senadores, podem encontrar os endereços de e-mail no site da Casa. O relator do projeto na CCJ, Demóstenes Torres, em entrevista à Agência Senado, disse acreditar ser possível aprovar o projeto nesta quarta e enviá-lo no mesmo dia ao plenário. O senador confirmou também que não vai mexer no texto que veio da Câmara dos Deputados, a fim de aprovar logo o projeto, para que entre em vigor já para as eleições de outubro deste ano. Para votar a Ficha Limpa, é preciso ainda um acordo em torno da retirada da urgência dos projetos do pré-sal.
Fonte: Assessoria de Comunicação SE-MCCE