Nossa São Paulo dá início ao trabalho de formação de lideranças, uma das metas para 2010

 

A ideia é, ao longo de três anos, formar lideranças nas 31 subprefeituras. Os primeiros encontros regionais já começaram a ocorrer.

Uma das ações previstas no planejamento do Movimento Nossa São Paulo para 2010, o processo de formação política começa a ganhar forma e já está sendo colocado em prática. Desde o ano passado, o colegiado de apoio do MNSP e movimentos sociais de algumas regiões da cidade – em especial o Fórum em Defesa da Vida, na Zona Sul, e o Movimento Nossa Zona Leste, liderados pelo Padre Jaime e pelo Padre Ticão – vinham se organizando para trocar experiências e formular propostas de enraizamento do Movimento Nossa São Paulo nas diferentes regiões da cidade.

A iniciativa foi anunciada oficialmente no último dia 30 de março, durante a plenária do Movimento. Na mesma ocasião foi lançada também a publicação “São Paulo em Indicadores e Metas”, que apresenta uma comparação entre os indicadores de bem-estar (IRBEM), os indicadores técnicos (Observatório Cidadão), as referências de metas apresentadas pelo Movimento à Prefeitura em 2009 e as propostas divulgadas na Agenda 2012 (Programa de Metas da atual gestão). A publicação será a base para o trabalho de formação política e os primeiros encontros regionais já começaram a ocorrer.

Na última quarta-feira, dia 14, o grupo responsável pelo processo de formação participou de uma reunião com cerca de 70 lideranças comunitárias e de organizações da Zona Leste. A discussão central eram as propostas de políticas públicas nas várias áreas que as lideranças vão apresentar aos candidatos nas eleições deste ano.  Durante o encontro, Clara Meyer, da secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo, apresentou a publicação “São Paulo em Indicadores e Metas” e procurou esclarecer as principais dúvidas.

Samantha Neves, coordenadora do grupo responsável pelo processo de formação, também aproveitou a oportunidade para convidar as lideranças a participarem do trabalho: “Pedimos para que as pessoas participem ou como alunos dos cursos que pretendemos realizar, ou como formadores de outras lideranças ou, ainda, enviando sugestões”, relatou Samantha Neves, coordenadora do grupo. Segundo ela, a importância dos indicadores está bem disseminada: “As pessoas já se referem aos indicadores como fundamentais para formulação de políticas públicas”.

A meta é, ao longo de três anos, formar lideranças nas 31 subprefeituras e que estas possam disseminar o trabalho por toda a cidade. Em relação ao conteúdo, Samantha Neves destacou que os eixos centrais são: o debate e aprofundamento de noções como Estado, democracia representativa e participativa; Direitos Humanos; participação popular na elaboração de políticas públicas; constituição das desigualdades sociais na cidade; e, ainda, a intervenção da população e dos movimentos na formulação, discussão e acompanhamento dos principais instrumentos de planejamento da cidade (indicadores, Plano de Metas, PPA/Orçamentos Anuais e o Plano Diretor Estratégico).

Os interessados em contribuir com o trabalho podem enviar e-mails para formacao@nossasaopaulo.org.br.

Próximos encontros regionais:

7/5 – Zona Sul, das 9h às 12h. Local: Sociedade Santos Mártires, Rua Luis Baldinato, 09, bairro Jd.Angela.

13/5 – Zona Leste, das 11h às 13h. Local: SESC Itaquera, Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera.

A inscrição é gratuita. Para participar, favor enviar e-mail para zuleica@isps.org.br

Compartilhe este artigo